Tendo em vista empregar uma dinâmica moderna e cientificamente comprovada – a fim de que a administração municipal de Santa Lúcia obtenha o máximo ganho em favor dos interesses da coletividade – o prefeito Júnior, com a devida autorização legislativa, assinou acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo.
A prefeitura de Santa Lúcia e a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp-Fundunesp têm o objetivo de implantar um sistema de apoio à qualidade da administração pública local denominado Governança Municipal.
Para o prefeito Júnior, o convênio significa um ganho administrativo. “Teremos mão-de-obra da mais alta qualidade para atender a população e canalizar esforços para aumentar a eficiência dos serviços disponibilizados à nossa gente”, sublinha o jovem chefe do Executivo.
Objeto do
convênio
A cooperação técnico-científica visa o desenvolvimento e a implantação de um Sistema de Apoio à Qualidade da Administração Local, baseado em Sistema de Gestão do Conhecimento, denominado “Governança Municipal”.
Assim, serão integrados num só projeto os sistemas informatizados desenvolvidos pela FUNDUNESP baseados em Banco de Dados Relacional Multifinalitário, Sistemas de Geoprocessamento, Softwares Aplicativos, Tecnologias de Uso, cursos e treinamentos para gestores municipais e profissionais de apoio.
Incluindo, por outro lado, as experiências práticas em uso de sistemas de informação para Gestão do Conhecimento pelo Município, inclusive resultados obtidos, normas e procedimentos adotados, custos desenvolvidos no projeto, plataformas de hardware e software utilizadas, sistemas de conectividade.
Capacitação
e reciclagem
Serão realizados cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos, gestores e demais atuantes da Administração Municipal visando a implantação de sistemas organizacionais baseados em Gestão do Conhecimento.
Será organizada a base de dados multifinalitárias para uso no Planejamento Governamental, na Supervisão e Controle da execução de políticas públicas e na Administração e Gerenciamento das repartições municipais.
Tudo sendo canalizado para que a máquina pública de Santa Lúcia possa funcionar com o combustível do melhor conhecimento e prática plenamente aprovada.
Busca de bom
apoio técnico
Para o analista político do JA, o convênio assinado pelo prefeito Júnior, com aprovação do vice Luizinho e vereadores, demonstra a seriedade e a abertura de espírito no sentido de não realizar tarefas sujeitas a erro.
A idéia é administrar com aproveitamento total do conhecimento – adquirido na esteira da produção científica da Unesp – tendo em mente o melhor uso do dinheiro oriundo dos cofres públicos.
Esse mergulho do Executivo de Santa Lúcia significa uma prática político-administrativa efetivamente moderna e devidamente comprometida com o processo de desenvolvimento sonhado pela população. Os agentes políticos estão de parabéns”, finaliza nosso analista.