Igreja quer barrar homossexuais

Escândalos envolvendo padres, acusados de pedofilia, abriram um debate sobre aspectos da sexualidade dos padres, como o celibato, e fizeram com que o Vaticano começasse a preparar um documento que poderá impedir que homens com tendências homossexuais se tornem padres.

A informação foi divulgada pela agência Reuters e publicada em matéria do jornal Folha de S.Paulo no último dia 6.

Se não sofrer alterações, o documento exigirá que bispos e diretores de seminários impeçam que esses homens ordenem-se, sustentado nos ensinamentos tradicionais da Igreja de que é pecado realizar atos homossexuais.

Para alguns membros da igreja, a orientação homossexual não deveria ser impedimento para o recebimento do sacramento da ordem, e sim a falta de vocação.

O cristão Dionísio, 47 anos, da comunidade da Igreja Nossa Senhora das Graças, considera o documento uma “aberração”. “Pode ocorrer tendência (jeito de …), mas racionalizar a atitude de celibatário. Este documento é um prejulgamento, um pecado da própria igreja. O homem de tendência homossexual não é filho de Deus? Ou será que Deus ‘escolhe’ só os machões para filho?”, defendeu.

Contrário à essa opinião, Edson, 42 anos, considera o documento uma forma de assegurar que homens homossexuais não passem por constrangimentos e não coloquem em “dúvida” os ensinamentos da igreja. “Num ambiente masculino, fica mais difícil para o homossexual manter o celibato. Impedindo o recebimento do sacramento da ordem, a igreja diminui as chances de cair em contradição, uma vez que ensina que a inclinação homossexual é uma desordem”.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS