Horário de Verão tem início em 19 de outubro

Para a área de atuação da CPFL, a estimativa é de uma economia de 1% no horário especial

A partir da zero hora do dia 19 de outubro, tem início a 30ª edição do horário de verão com previsão de permanecer por um período de 119 dias. O horário especial foi instituído pelo governo federal pelo para vigorar nas Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Neste ano, os estados de Mato Grosso, Bahia e Tocantins não terão horário de verão.

Em todo o Brasil, nove Estados, além do Distrito Federal, adiantarão o relógio em uma hora. A previsão é de terminar o horário especial no dia 14 de fevereiro de 2004. Esta medida permite o melhor aproveitamento da luz natural, já que os dias ficam mais longos.

Com o horário de verão, além do melhor aproveitamento da luz natural, há uma queda na demanda máxima do sistema elétrico pelo deslocamento da curva de carga para fora do horário de pico habitual. Este efeito alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de eletricidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo de energia é mais acentuado.

Na área de atuação da CPFL Paulista, que abrange 234 municípios do interior paulista, a estimativa é de uma redução de 1% do consumo de energia elétrica e de 4,8% na demanda devido ao horário de verão. Esta redução significará uma economia de cerca de 70.000 MWh, o suficiente para atender cidades como:

Localidades Dias

BAURU 42

CAMPINAS 12

RIBEIRÃO PRETO 21

SÃO JOSÉ RIO PRETO 35

Histórico

O horário especial de verão proporciona o maior aproveitamento da luminosidade natural, resultando em economia de energia elétrica. No Hemisfério Sul isso ocorre durante os meses de outubro e março. No Hemisfério Norte a mudança de horário é aplicada entre abril e outubro. Quanto mais distantes estamos do Equador maior diferença existe em relação à duração dos dias de inverno e verão.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931. A medida foi reeditada por mais dois anos, ficando sem utilização até o ano de 1949. A partir daí, mais quatro edições foram lançadas. Na década de 60, a medida vigorou por cinco anos subseqüentes de 1963 a 1968.

A sociedade brasileira passou a conviver rotineiramente com o horário de verão a partir de 1985. Com a edição 30a deste ano, o Brasil registra a 19a aplicação consecutiva da medida.

Ficha Técnica

Vigência: 19/outubro/2003 a 14/fevereiro/2004

Duração: 119 dias

Locais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO

Edinho dá posse à Comissão do Centenário de Macunaíma

Show neste domingo no Sesc Araraquara

Prefeitura dá posse ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Confira a agenda do fim de semana (14, 15, 16 e 17 de novembro)

CATEGORIAS