Luigi Polezze
Relatos apresentados pelo secretário da Fazenda de Araraquara revelam uma situação incomum — e preocupante — envolvendo a carga horária de servidores municipais. Segundo o gestor, há funcionários acumulando entre 100 e 200 horas extras por mês, números considerados fora da realidade para qualquer regime de trabalho.
Para comparação, a jornada padrão do serviço público gira em torno de 40 horas semanais. Ou seja, há casos em que servidores estariam trabalhando o equivalente a duas jornadas completas ou até quase quatro vezes a mais do trabalho mensal normal em horas extras.
De acordo com o secretário, ainda haveria o gasto da Prefeitura de – aproximadamente – 3 milhões de reais somente para o pagamento dessa folha de horas extras. É algo que prejudica a saúde dos trabalhadores e onera o cofre da máquina pública.
O tema voltou à tona após ser citado também pelo vereador Boi (MDB) durante a sessão da Câmara realizada na terça-feira, 9 de dezembro. A problemática é algo que existe há anos e que deve ser encarado.
Indício de falta de pessoal
A questão acende um alerta importante: se servidores estão ultrapassando em muito o limite aceitável de horas extras, isso indica uma provável defasagem de funcionários na máquina pública.
Em contrapartida, contratar mais trabalhadores — por meio de concurso público — poderia reduzir gastos, já que horas extras são pagas com acréscimos que tornam o custo mensal mais alto que o salário regular. Portanto, para esse caso diante da quantidade de horas extras, a contratação de mais pessoas resultaria – na verdade – em redução de gastos.
Prefeitura ainda não respondeu
O Jornal de Araraquara (JA) procurou a Prefeitura para esclarecer:
• quais medidas serão tomadas para coibir jornadas excessivas;
• se há previsão de novos concursos públicos;
• e como a administração pretende reorganizar os gastos com pessoal.
Até o fechamento desta edição, não houve retorno.
A redação seguirá acompanhando o caso e atualizará a população assim que novas informações forem disponibilizadas.

Roberto Pereira