N/A

Fundo Social de São Paulo qualifica mais de 8 mil pessoas com o Caminho da Capacitação em 2025

Programa percorreu 161 municípios em oito regiões do estado e ampliou o acesso à qualificação gratuita em tempo recorde

Lançado em maio de 2025, o Caminho da Capacitação, programa do Fundo Social de São Paulo, encerra o ano com 8.063 pessoas qualificadas. A iniciativa ofertou formação profissional gratuita por meio de 13 ciclos regulares, um ciclo extra nas Praças da Cidadania e quatro oficinas de curta duração.

Ao longo do ano, o programa percorreu oito regiões administrativas do estado: Campinas, Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e a Região Metropolitana de São Paulo, chegando a 161 municípios. A atuação ampliou o acesso à educação e às oportunidades de geração de renda, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o projeto vai além da oferta de cursos. “Não se trata apenas de qualificação, mas de transformação. O Caminho da Capacitação percorreu diversas cidades e, em cada parada, plantou sementes de futuro”, afirma.

Ações complementares e ampliação da oferta

Além dos ciclos regulares, o Fundo Social promoveu oficinas específicas em formato itinerante em São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e Hortolândia. As ações incluíram oficinas de produção 3D, ampliando a diversidade da oferta de cursos e fortalecendo a presença do programa em diferentes contextos regionais.

Os resultados consolidam o Caminho da Capacitação como uma das principais iniciativas do Governo de São Paulo voltadas à qualificação profissional, à autonomia financeira e ao desenvolvimento social. Ao final dos cursos, os participantes receberam certificado de conclusão e orientação complementar por meio de cursos on-line do Sebrae, com foco em empreendedorismo.

Último ciclo de 2025

Entre os dias 8 e 19 de dezembro, as carretas itinerantes do programa atenderam 13 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, entre eles Cajamar, Caieiras, Carapicuíba, Franco da Rocha, Itapevi, Mauá, Osasco e São Bernardo do Campo. Nessa última etapa, mais 405 pessoas foram qualificadas gratuitamente.

Sobre o programa

Integrado ao SuperAção SP, o Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas regiões do estado, por meio de carretas adaptadas como salas de aula itinerantes.

As unidades levam formação nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Indústria e são equipadas com salas de aula acessíveis, banheiro, copa, internet e equipamentos temáticos conforme o curso oferecido.

Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos, incluindo desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. Alguns cursos também atendem jovens a partir de 16 anos, sem exigência de escolaridade mínima.

Mais informações sobre inscrições, cursos disponíveis e o cronograma de circulação das carretas estão disponíveis em http://www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gripe K acende alerta: OPAS prevê temporada de influenza mais precoce e intensa em 2026

Fim de ano e viagem segura: Allianz realiza operação especial nas estradas de SP e traz dicas para motoristas 

Simples Nacional: 8 dicas para não perder o enquadramento especial em 2026

Fundo Social de São Paulo qualifica mais de 8 mil pessoas com o Caminho da Capacitação em 2025

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já entrega resultados concretos, aponta GALUNION

CATEGORIAS