N/A

Festa Junina do Assentamento Bela Vista reúne gerações na roça e mantém viva a cultura rural (dias 13 e 14)

Com raízes no campo, festa leva música, dança e sabores autênticos a milhares de visitantes

A tradicional Festa Junina do Assentamento Bela Vista promete movimentar a cidade na sexta-feira e no sábado (13 e 14 de junho). Em sua 32ª edição. O evento mantém viva uma herança rural que atravessa gerações, reunindo famílias inteiras em torno da cultura popular, das receitas caseiras e da religiosidade.

Realizada no terreirão do assentamento (que era usado para a secagem de café), ao lado do antigo casarão, a festa preserva o espírito comunitário e a simplicidade da vida na roça. Desde os anos de 1990, assentados e visitantes de Araraquara e região se encontram para saborear quitutes típicos dançar quadrilha e participar de rituais tradicionais, como o batismo da fogueira e o hasteamento do mastro de São João na Igreja São Judas Tadeu. Neste ano, a expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente 7 mil pessoas nos dois dias de festa.

A festa é realizada pela AMCA – Associação de Mulheres do Assentamento Bela Vista do Chibarro com apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Prefeitura de Araraquara – Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, e reforça a integração entre campo e cidade. O que diferencia a Festa do Assentamento Bela Vista é a conexão genuína com a terra. Boa parte do cardápio servido nas barracas vem diretamente das plantações do assentamento transformados em pratos frescos, como caldinho de mandioca, pamonha, canjica e o tradicional caldo de kenga, preparado com milho verde e frango.

A herança cultural também se materializa nas danças. Um dos pontos altos é a dança de carimbó, na qual as mulheres assentadas confeccionam suas saias rodadas e coloridas, revivendo as coreografias ensinadas por suas antepassadas. Já a quadrilha, aberta a toda a população, será realizada no sábado e promete lotar o terreno.

Mais do que festa, o evento é um encontro de gerações. Avós, filhos e netos se reúnem meses antes para preparar a festa e também os quitutes. Um dos costumes mais aguardados é a distribuição gratuita de 450 quilos de doce de abóbora, doce de mamão e pipoca – tradição que, segundo moradores, é uma forma de retribuir o carinho dos visitantes. Todos os moradores se envolvem no preparo dos quitutes, desde o plantio até o preparo.

Com música caipira, forró pé de serra e danças populares, a Festa Junina do Assentamento Bela Vista é hoje uma das maiores da região, sendo um verdadeiro testemunho da força cultural rural e da tradição familiar, mantida viva na roça, geração após geração.

Vale destacar que o evento contará com o locutor Moacyr Copacabana e a DJ Vanessa Oliveira nos dois dias de festa. Também, na sexta, entre as atrações estão: Dani Mendes e Edson Campeiro; e no sábado: John Carlos (S. Paulo), Michel Vox e Romeu Rios.

SERVIÇO:
32ª Festa Junina do Assentamento Bela Vista
Local: terreirão do Assentamento Bela Vista do Chibarro

Dias e horários:

  • Sexta-feira (13 de junho): 19h às 24h
  • Sábado (14 de junho): 18h às 24h

Grátis

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alerta da Defesa Civil

Veículo furtado na área central é localizado pela Guarda Civil Municipal no Jardim Roberto Selmi Dei

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araraquara

Vôlei feminino acumula série de vitórias na Copa Regional

Festa Junina do Assentamento Bela Vista reúne gerações na roça e mantém viva a cultura rural (dias 13 e 14)

CATEGORIAS