Externato prepara a VI Caminhada da Paz

A Escola Externato Santa Terezinha em Araraquara, há 6 anos, iniciou o projeto da Caminhada da paz que visa reunir o maior número de pessoas para a perfeita conscientização sobre a paz. E assim, manifestar publicamente que a paz é possível e depende de cada um de nós.

Esse pertinente e fraterno projeto envolve não só o Externato, como outras escolas, entidades, grupos, diversos ambientes de trabalho, empresas, bancos, Movimentos e Pastorais da Igreja, Paróquias, Comunidades, clubes de serviço, num total de 50 Instituições.

São realizadas reuniões preparatórias, com a participação de representantes dos vários grupos que trazem slogans para serem votados.

Neste ano, novamente, discutem-se sugestões sobre carros alegóricos, bexigas, faixas, cartazes, camisetas…cada grupo põe em comum a sua criatividade.

A cada ano esse projeto tem crescido. Em 1998, com o slogan “À cultura da morte, devemos opor uma cultura da vida”, teve 2000 pessoas.

Em 1999 (Na liberdade de amar, pratique a paz), 3500 pessoas. Em 2000 (A Paz está em nossas mãos), recebeu 4 mil participantes. Em 2001 (Seja um voluntário da paz na construção da vida), contabilizou 4500 caminhantes. No ano passado (Toda a vida pede amor, leve a paz aonde for), aproximadamente 5000 pessoas.

Neste 2003, a caminhada terá como slogan “Seja feliz! Seja capaz! Pratique a Paz!” e se efetivará no dia 4 de outubro, onde será lançada a todos os participantes a realidade da Semana Mundo Unido, distribuindo-se mais de 3000 agendinhas em busca da conquista da Paz.

Externato Santa Terezinha

Existe um projeto bem mais amplo com a finalidade de conscientizar a todos que a paz está dentro de cada um e que ela depende de todos, dos atos de cada um. A Caminhada é o reflexo desse trabalho.

Neste mês que antecede a Caminhada, os professores colocam na lousa um pensamento por dia para ser vivido.

Os professores de Cultura Religiosa, Redação, Filosofia, Sociologia, Geografia e de História trabalham com artigos de jornais, revistas e filmes relacionados à paz. Aproveitam para discutir sobre a programação da TV, para que se crie uma mentalidade de que há necessidade de escolher programas e horários. Neste ano as 5ª séries fazem comerciais para a Rádio sobre a Paz.

Os professores de Biologia e de Educação Física trabalham “A paz e a saúde”, aproveitando para dar ênfase ao projeto de prevenção.

Os professores de Arte e de Português estimulam a confecção de cartões com mensagens de paz que são enviados aos hospitais, cadeia, penitenciária e Fazenda de Dependentes Químicos. São mais de 1000 cartões que são enviados e essas pessoas os recebem na bandeja do café da manhã, justamente no dia da Caminhada.

Mensagem

Numa das vezes, um doente que estava bem desanimado, ao receber o cartão encontrou na mensagem a força e a esperança. Essa pessoa guarda o cartão até hoje, com muito carinho como um sinal de uma vida nova. Uma mãe, falando sobre o projeto, comentou com a professora: “Em casa, tudo melhorou”.

Os painéis da escola se revestem do tema paz. Uma das vezes, o painel do Ensino Fundamental era uma árvore e as crianças foram colocando as folhinhas, nas quais estavam escritos “atos concretos” que geram a paz, tais como: hoje lembrei de agradecer a mamãe pelo almoço; arrumei meu quarto; não briguei com meu irmão (…).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Padre Nelson celebra 33 anos de vida sacerdotal

Via Expressa: obras seguem com alargamento do córrego do Ouro e recuperação da tubulação do Servidão

Show neste domingo no Sesc Araraquara

Brinca’ki neste final de semana no Sesc Araraquara

CATEGORIAS