Eng. Nelson Barbieri é exemplo aos jovens

Cerca de 100 pessoas acompanharam a inauguração do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Diretório Acadêmico de Exatas “Eng. Nelson Barbieri”, da Uniara, na última sexta-feira (17).

A cerimônia contou com a presença do Reitor Luiz Felipe Cabral Mauro; coordenador do curso de Engenharia de Produção, José Benedito Sacomano; coordenador do curso de Sistema de Informação, João Luiz Franco; membros da direção, docentes e alunos da Uniara, entre eles o presidente do DCE, Moacir de Freitas Júnior, e o presidente do DA de Exatas, Gustavo de Faria Ribeiro Moreira. A família do saudoso homenageado foi representada por Dona Maria Ruth Fortes Barbieri e o filho Marcelo Barbieri.

O Prof. Luiz Felipe Cabral Mauro afirmou que a inauguração do Diretório Central dos Estudantes era o pilar que faltava para completar um ciclo acadêmico, para que a instituição possa efetivamente dar a sua contribuição não somente à cidade e região como ao Brasil.

“Me sinto muito feliz porque aqueles que assumiram a responsabilidade desse diretório e do DA de Exatas são alunos responsáveis e conscientes da tarefa e daquilo que precisam fazer em relação às atividades que os esperam. Desejo que possam ter uma gestão bastante brilhante e terão, sempre, o apoio incondicional da direção da Uniara”, ressaltou.

Cidadania

Citando o papel dos Diretórios Acadêmicos, antigamente chamados de Centros Acadêmicos, o Prof. Luiz Felipe destacou a importância de os alunos sentirem a necessidade de participar de trabalhos que possam ser executados pelos diretórios. “Grandes políticos desse país foram frutos de centros acadêmicos”, lembrou.

Forja

O deputado federal Marcelo Barbieri, um dos filhos de Nelson Barbieri, destacou que a Uniara é, hoje, o lar do desenvolvimento cultural, científico, tecnológico e também de cidadania.

“As palavras do Prof. Luiz Felipe demonstram a intenção da Uniara de estar próxima e entrosada com a vida da cidade, formando pessoas que melhorem o nosso Brasil, que lutem para o nosso país se desenvolver, crescer, ser mais justo, mais democrático e que permita à população ter uma vida mais digna”, declarou Barbieri.

Após mencionar a fundação do antigo São Bento e relatar parte de sua luta estudantil, inclusive como presidente do Centro Acadêmico da Getúlio Vargas, Marcelo Barbieri agradeceu a homenagem afirmando que “a lembrança do nome de meu pai, orgulha a todos nós, seus filhos, minha mãe Maria Ruth, seus netos. Meu pai foi um homem que lutou muito para desenvolver em nós um sentimento de amor a Araraquara, um sentimento comunitário”.

Compromisso

Para o presidente do DCE da Uniara, Moacir de Freitas Júnior, a juventude de Araraquara poderá contribuir para a construção de um País mais justo.

“A juventude sempre foi ponta-de-lança nas lutas de transformação. O nosso DCE vem para somar, participando da transformação do nosso mundo”, frisou.

Na opinião de Moacir, 2002 tem sido um ano valioso para os estudantes da Uniara. “Temos nos organizado de uma forma muito grande, organizamos quase todos os Diretórios Acadêmicos, criamos Diretórios novos e isso resultou na criação do DCE”, argumentou.

Patrono honrado

O presidente do DA de Exatas, Gustavo de Faria Ribeiro Moreira, abriu seu discurso afirmando a satisfação de todos os alunos em ter o nome de Nelson Barbieri como patrono do DA de Exatas. “Uma pessoa que servirá de grande exemplo para muitas gerações. Por sua generosidade e competência, demonstradas inúmeras vezes em suas obras e projetos sociais”, declarou.

Segundo Gustavo, a inauguração representa a vitória de uma luta pacífica e democrática. “Tivemos o apoio do nosso reitor Luiz Felipe, dos coordenadores do curso de Exatas, do Diretório Acadêmico de Direito e amigos que acreditaram no potencial dos alunos envolvidos. Temos como objetivo fazer a integração do aluno com a faculdade, lutar pelo interesse coletivo, promover festas, palestras, viagens, cursos e convênios com o comércio da cidade, e, ainda, a integração do aluno junto à sociedade, para que assim possamos contribuir para o seu desenvolvimento. Estamos trabalhando com seriedade. Contamos com o apoio de todos para nos dar dicas e apontar erros, para podermos construir um diretório forte”, concluiu.

O último discurso do patrono dos estudantes de Exatas, Eng. Nelson Barbieri, ao receber o título de “Cidadão Benemérito”.

“Vereador José Roberto Cardozo, presidente da Câmara Municipal. Clodoaldo Medina, prefeito de Araraquara. Excelentíssimas autoridades. Senhores vereadores. Senhoras e senhores.

Recebi, com grande alegria, em meados de 1983, a comunicação de que o nobre vereador, meu grande amigo, Paulo Homem, apresentara à Egrégia Câmara Municipal a proposição para que eu fosse agraciado com o honroso título de Cidadão Benemérito da nossa querida Araraquara. Este título é, para mim, de um valor inestimável, partindo dessa casa de dignos representantes do povo de minha terra.

Aprendi a amar Araraquara desde criança, pois meu pai muito estimulou esse sentimento e com ele aprendi que o importante mais do que dar dinheiro, é dar trabalho, e dar-se às causas de interesse da cidade. Procurei fazer o mesmo com meus filhos que são todos araraquarenses.

Quando me formei, já trabalhava no Rio e fui convidado insistentemente a continuar na mesma firma, onde estagiava. Contrariando, contudo, a tendência da grande maioria de formandos do Rio, que era de permanecer no centro grande, achei que seria mais útil, trabalhando na minha terra. Não me arrependo. Todos os trabalhos que elaborei para as instituições citadas pelo meu amigo Paulo foram feitos como dever e não, um favor. Fui levado sempre pelo espírito comunitário. Aproveito esta oportunidade para dizer que já trabalhei em mais de uma centena de cidades do Estado de São Paulo e fico envaidecido ao verificar o espírito comunitário do povo de Araraquara; qualidade que deve ser estimulada, servindo de exemplo às outras regiões.

Concluindo, quero agradecer a todos os presentes que aqui vieram para compartilhar comigo desta grande alegria”.

Emoção em alta dose

foto 1 – Prof. Luiz Felipe Cabral Mauro

“Meu agradecimento à família Barbieri por ter emprestado o nome de um ilustre araraquarense, um homem que sempre honrou a nossa cidade. Quero, em especial, agradecer ao deputado Marcelo Barbieri que nunca mediu esforços para ajudar a Uniara”, Prof. Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da Uniara.

“Sinto-me muito honrado com essa homenagem. Ela demonstra o carinho da Uniara com a família Barbieri e, especialmente com o meu pai, que cumpriu um papel social. Não foi político, mas sempre participou ativamente da vida da comunidade. Agora o nome dele está ligado à juventude, inspirando os jovens em uma ação comunitária”, Marcelo Barbieri, filho de Nelson Barbieri.

“É uma honra muito grande ser o primeiro presidente do DCE, primeiro representante de todos os alunos. São 30 anos de Uniara e, só agora, conseguimos fundar o nosso DCE”, Moacir de Freitas Júnior, presidente do DCE.

“O Eng. Nelson Barbieri servirá de exemplo para muitas gerações. Por sua competência e sensibilidade demonstradas inúmeras vezes em suas obras e projetos sociais”, Gustavo de Faria Ribeiro Moreira, presidente do DA de Exatas “Nelson Barbieri”.

“Fico emocionada de os jovens terem lembrado do nome de Nelson Barbieri, pois meu marido amava Araraquara e se dedicava muito à vida da cidade. Tomou parte em vários programas de estudantes e até deu aula, em certa ocasião, na Faculdade de Belas Artes. Acho que esta é uma homenagem justa e eu agradeço muito a eles por isso”, Maria Ruth Fortes Barbieri.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Boletim Diário número 75 – de 14 de junho de 2024

Edinho assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da USF do Adalberto Roxo

Edição 1605 – de 14 a 18 de junho de 2024

(Editorial) Queimadas urbanas! Reclamações todos os dias

CATEGORIAS