Energia e criatividade na imagem

Foto Cine é reativado depois de 14 anos sendo que cerca de 100 interessados já se cadastraram

Um grupo de araraquarenses apaixonados por fotografia e cinema vai reativar o Foto Cine Clube Aracoara no dia 6 de novembro. O fotocine será reaberto, oficialmente, às 20h, no teatro do Sesc Araraquara, com a eleição e posse da diretoria. O grupo formado por Carmine Brasil Tucci Neto, Daniel Hanai, Francisco Galvão de França, Henrique Santos, Kris Tavares, Luiz Augusto Zakaib, Marcelo Bombarda, Maria José Proença Meireles e Wanderlei Quito decidiu pela reativação por sentir falta de eventos sobre fotografia.

Sabendo que Araraquara já teve um fotocine, eles decidiram fazer novamente reuniões periódicas para trocar experiências, debater técnicas e aplicações artísticas da fotografia. Entre as atividades para os associados estão palestras, exposições, passeios fotográficos, concursos fotográficos, exibição de curtas-metragens, workshops e participação em salões no Brasil e no exterior. Fichas para o cadastramento de interessados em fazer parte do fotocine foram colocadas nas principais lojas e laboratórios fotográficos da região. Até o momento, cerca de 100 fichas foram preenchidas por funcionários e proprietários das lojas, fotógrafos profissionais e amadores de Araraquara e cidades da região, como Matão, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão e São Carlos.

A direção do clube pretende fazer parcerias com a iniciativa privada para a realização de palestras e eventos abertos à comunidade, assim como programar cursos básicos de fotografia e concursos.

A reativação tem o apoio do Sesc. O Foto Cine Clube Aracoara também conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura que vai ceder espaços públicos para a realização das reuniões, como a Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Espaço Cultural “Paulo Mascia” – Praça Pedro de Toledo, Espaço Cultural “Paratodos” e Teatro Municipal.

Histórico

O Foto Cine Clube Aracoara foi fundado originalmente no dia 12 de agosto de 1952. No auge de suas atividade, chegou a contar com aproximadamente 50 integrantes, principalmente médicos, empresários e fotógrafos profissionais que trabalhavam na cidade.

Em 1959, durante o 9º Salão de Artes Fotográficas de Araraquara, a exposição recebeu mais de 2 mil visitantes em um único dia, sinal do prestígio do clube na região.

Antes da criação do Aracoara, os futuros integrantes do clube reuniam-se informalmente no Núcleo de Belas Artes de Araraquara, onde é hoje o Museu Voluntários da Pátria. Como o grupo crescia a cada dia, eles decidiram fundar o fotocine, seguindo uma tendência mundial de criar esse tipo de clube.

As reuniões passaram então a serem realizadas no auditório da Rádio Cultura (PRD-4), que ficava na avenida Espanha, 284, área que atualmente é ocupada pelo estacionamento do Shopping Lupo e pelo Sebrae.

Depois de 36 anos de atividades, a última reunião do antigo Foto Cine Clube Aracoara foi realizada no dia 05 de outubro de 1988 com a participação de apenas duas pessoas, o presidente Wilson Pedro e a colaboradora Regina Célia Trevisan Cunha.

Diretoria 2002-2003

Presidente, Henrique Santos; Vice-Presidente, Kris Tavares; Tesoureira, Maria José Proença Meireles; Secretária, Luciane Flório Tucci; Diretor de Relações Externas (Publicidade e Comunicação), Luiz Augusto Zakaib; Diretor de Eventos Culturais, Marcelo Bombarda; Diretor de Cine e Vídeo, Francisco Galvão de França; Diretor de Fotografia e Salões, Wanderlei Quito; Diretor de Internet, Daniel Hanai; e Diretor de Cursos e Palestras, Carmine Brasil Tucci Neto.

Compartilhe :

No data was found
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ala pediátrica da UPA Valle Verde será transferida para a unidade de saúde do bairro nesta sexta (14)

Sesi Araraquara vence o Blumenau no 1º jogo das quartas de final da LBF

Após autorização do Presidente Lula, Prefeitura lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

Comcriar elege conselheiros e define diretoria para o mandato de 2024 a 2026

Guerreiras viram a chave novamente para o Brasileirão

CATEGORIAS