Emprego a portadores de deficiência

Atendendo convite da Subdelegacia do Trabalho de Araraquara, representantes de sindicatos dos empregados e patronais, de entidades diretamente envolvidas à assistência a deficientes físicos e do Sistema S estiveram reunidos para tratar da implantação da Lei 8.213 e da Portaria 604 que regulamentam o Trabalho de Deficientes. O assunto foi tema de mesa redonda realizada no Sesi, na terça-feira (18).

Entre as entidades representadas estavam a União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa), Instituto dos Cegos Santa Luzia, Apae e Lar Nosso Ninho.

De acordo com Décio Francisco Gonçalves da Rocha, chefe de setor da Seção de Relações de Trabalho, a discussão visou dar início à aplicação da legislação que se refere à inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho.

“Conhecendo a legislação e cada entidade, os sindicatos podem pensar como promover essa inclusão. É importante que as empresas digam quais são as suas necessidades para que as entidades e o sistema S possam promover a qualificação profissional”, comenta.

Cotas

Maria Alice Gonçalves Mangeri, auditora fiscal e representante de Araraquara do Núcleo de Combate à Discriminação no Trabalho, explica que a Lei 8.213 institui cotas, estabelecendo o número de vagas conforme o número de empregados da empresa.

Determina que empresas com 100 a 200 empregados são obrigadas a preencher 2% de seus cargos com pessoas portadoras de deficiência habilitada ou reabilitados da Previdência Social. De 201 a 500 empregados, 3%; de 501 a 1000, 4%; e acima de 1001 empregados, 5%.

“Os dados que temos correspondem a média mundial, registrando que eles representam 10% da população do mundo. Mas não temos os números daqui. Estamos dando início a um trabalho de base. Queremos saber onde estão e qual o número de pessoas portadoras de deficiência física da região, as suas qualificações e a necessidade do mercado de trabalho. Só assim conseguiremos a integração dessas pessoas”

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS