Ao Canal Direto, coordenadora técnica do programa, Helena Oliveira, ressalta importância do curso
A coordenadora técnica do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Araraquara, Helena Oliveira, foi a entrevistada desta quarta-feira (19) do Canal direto com a Prefeitura. Na entrevista, ela falou sobre as matrículas da EJA relativas ao 2° semestre deste ano.
Segundo Helena, para se matricular no programa e concluir o curso, o candidato, munido de documentos necessários, precisa ter no mínimo 15 anos de idade e não estar matriculado em nenhuma outra escola da rede neste semestre.
A coordenadora acrescentou que as matrículas podem ser feitas em uma das duas escolas do programa. Uma fica no CAIC Rubens Cruz, no Jardim Roberto Selmi Dei, e a outra, o Neja (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos), na Rua Voluntários da Pátria, 2.154, no Centro.
“O período de matrícula vai até preencher o número de vagas oferecidas pelas duas unidades, que iniciam o período de aulas no próximo dia 5 de agosto”, acrescentou Helena.
Vale destacar que ao final do curso, o formando receberá um certificado equivalente ao ensino fundamental, que é de 1ª à 8ª séries.
Ainda de acordo com a coordenadora técnica do programa, muitos fatos contadas por estudantes que concluem o ensino fundamental por meio do programa EJA emocionam professores e alunos.
Histórico
Para ressaltar a importância da continuidade ou conclusão dos estudos, Helena lembrou, no Canal Direto, a história de vida de um casal de irmãos adultos – a mulher de 39 anos de idade, e o homem, de 49 anos.
Segundo o relato dos próprios irmãos, os pais trabalhavam na roça e eles não tiveram condições de estudar normalmente, quando mais jovens.
Por isso, ao chegar em Araraquara tiveram que se submeter a empregos informais (sem registros em Carteira de Trabalho), com baixos rendimentos mensais.
O homem ainda contou que chegou a morar um período nas ruas da cidade e até a passar fome, por falta de condições de pagar o aluguel de um imóvel e de se alimentar normalmente.
Ainda cursando o programa EJA, este homem afirmou a professores e colegas que pretende se formar, conseguir um emprego e um salário melhores para oferecer um pouco mais de conforto aos familiares.
No ar
O programa Canal Direto é realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura de Araraquara no Instagram.
A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.
Foto: Divulgação
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA