Atividades gratuitas serão realizadas entre os dias 22 e 28 de setembro em diferentes espaços da cidade
O Festival Internacional de Dança de Araraquara – FIDA 2025 apresenta, além de espetáculos, uma programação especial do Educativo, que acontece entre os dias 22 e 28 de setembro em diferentes espaços da cidade. A proposta é ampliar a experiência do público com mesas de debate, oficinas, cursos e aulas abertas, sempre gratuitos, abordando temas como saberes indígenas, educação emancipatória, produção cultural e danças populares brasileiras.
A programação tem início no dia 22 de setembro, segunda-feira, com a oficina “Germinando ideias, nutrindo sentimentos, dançando pela paz”, realizada no Instituto Federal de Araraquara (IFSP), das 10h às 12h. A atividade, conduzida por Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã e Gilsamara Moura, curadoras do FIDA 2025, não exige inscrição prévia.
No dia seguinte, 23 de setembro, terça-feira, duas atividades movimentam o público. Às 14h30, no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, acontece a mesa de debate “Letramento, cosmopercepções originárias e espaços de amor na Abya Yala e Pindorama”, com participação de Alexandre Campos, Gilsamara Moura, Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã, Pankarita Irene Flores e Sol Gbona, sob mediação de Viccy Ferrari. No mesmo horário, o IFSP recebe a oficina “Dançar e Florear por uma Educação Emancipatória”, ministrada por Luzinete Silva e Sabrina Kelly. Tanto a mesa quanto a oficina são abertas ao público, sem necessidade de inscrição.
Na sexta-feira, 26 de setembro, às 16h, a Escola Estadual Dorival Alves sedia a oficina “Danzorando: saberes indígenas e compostagem dos sentimentos”, conduzida por Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã e Pankarita Irene Flores. Inspirada na filosofia do Corazonar, do Equador, a atividade propõe dançar e sentir a vida como um gesto em prol da cultura de paz. A participação é gratuita e não requer inscrição.
O sábado, 27 de setembro, marca o início do curso “Corpo Rastreado – Formação Política em Produção”, no Sesc Araraquara. A primeira etapa acontece das 10h às 14h, sob a coordenação de Gabi Gonçalves, e abre vagas para 20 interessados em produção cultural. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 22 de setembro, mediante envio de carta de intenção e minibio para o e-mail gestusdanca@gmail.com. O resultado da seleção será divulgado em 25 de setembro.
Encerrando o Educativo, no domingo, 28 de setembro, o Espaço Arte Multicultural recebe, a partir das 17h, a aula aberta de Samba Rock com Sabrina Kelly, seguida de um animado Baile Black ao som do DJ Marcelo Becassi. A proposta é ensinar passos básicos do samba rock e celebrar a cultura black com muita música e dança. A atividade é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia.
Além das ações abertas, o Educativo do FIDA contempla atividades voltadas a públicos específicos. No dia 25 de setembro, quinta-feira, o Senac Araraquara recebe a oficina “Saberes Indígenas e Compostagem dos Sentimentos”, e o Sesi Araraquara promove a oficina formativa “Dança para Florescer”, destinada a seus alunos.
Com essa programação, o Educativo reafirma a vocação do FIDA em conectar dança, educação e diversidade cultural, criando espaços de aprendizado, trocas e celebração.
SERVIÇO:
FIDA – programação educativa
22/09 – Segunda-feira
Oficina “Germinando ideias, nutrindo sentimentos, dançando pela paz”
Horário: 10h às 12h
Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
Sinopse: A oficina é uma ação anual continuada do FIDA no Instituto Federal, desde 2023. As pessoas estudantes têm a oportunidade de experimentar modos outros de ser e de criar. As ministrantes incentivam a livre criação e a participação ativa com a intenção de compartilhar ideias e sentimentos em prol da paz.
Ministrante: Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA/MG) e Gilsamara Moura (BA/SP)
Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
• Sem necessidade de inscrição prévia
23/09 – Terça-feira
Oficina “Dançar e Florear por uma Educação Emancipatória”
Horário: 14h30 às 16h
Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
Sinopse: Dançar e Florear por uma Educação Emancipatória se trata de uma oficina de dança proposta para o Festival Internacional de Dança, que busca, através de obras de artistas negras, explorar movimentações que construam discursos dançados, que transformem práticas corporais ocidentalizadas e hegemônicas em novos moveres.
Ministrante: Luzinete Silva e Sabrina Kelly
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre
• Sem necessidade de inscrição prévia
Mesa de debate “Letramento, cosmopercepções originárias e espaços de amor na Abya Yala e Pindorama”
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, UNESP (Rodovia Araraquara Jaú, km 1)
Sinopse: Quem somos? Como temos construído nossas histórias nos países que foram invadidos? O que temos aprendido com Abya Yala e Pindorama? Se a cosmovisão andina e a cosmopercepcão pindorâmica sempre foram apagadas e invisibilizadas, pode a Universidade se tornar um espaço de partilha sensível, amor e acolhimento?
Ficha técnica:
Participantes: Alexandre Campos (Unesp), Gilsamara Moura (UFBA), Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã, Pankarita Irene Flores (Povo Aymara – Nativa da Bolívia), Sol Gbona (Estudante da Unesp)
Mediação: Viccy Ferrari
Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
• Sem necessidade de inscrição prévia
25/09 – Quinta-feira
Oficina “Saberes Indígenas e Compostagem dos Sentimentos” (para público específico)
Horário: 10h às 12h
Local: Senac Araraquara/SP (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara – SP)
Sinopse: A presença do FIDA no SENAC tem sido anual e reitera a parceria com uma das instituições apoiadoras do FIDA. O FIDA já ofereceu residência artística, oficinas e roda de conversa, além deles participarem de visitas técnicas e ações da programação. Compartilhar Saberes Indígenas e propor a Compostagem dos Sentimentos são formas de reinventar a Vida.
Ministrante: Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã e Pankarita Irene Flores (Povo Aymara – Nativa da Bolívia)
Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
Oficina formativa “Dança para Florescer” (para público específico)
Horário: 14h
Local: Salas de Dança SESI Araraquara (oficina formativa Interna para jovens e adultos do SESI Araraquara) – Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana -Vila Xavier – Araraquara/SP
Sinopse: Dança para Florescer irá trazer propostas e experiências de criação e composição de uma maneira original, lúdica e transversal. A Dança transforma!!!
Ministrante: elenco do Grupo Gestus e lideranças indígenas
Duração: 120 min
Classificação indicativa: 12 anos
26/09 – Sexta-feira
Oficina “Danzorando: saberes indígenas e compostagem dos sentimentos”
Horário: 16h às 18h
Local: Escola Estadual Dorival Alves (Rua Ceará, 1470 – Vila Xavier – Araraquara – SP)
Sinopse: Inspiradas por Patrício Guerrero e o Corazonar (Equador), propomos dançar, curar e sentir o que a Vida tem nos presenteado, com o encontro de duas mulheres indígenas de Abya Yala e de Pindorama. Um encontro sensível, em prol da Cultura de Paz.
Ministrante: Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã e Pankarita Irene Flores (Povo Aymara – Nativa da Bolívia)
Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
• Sem necessidade de inscrição prévia
27/09 – Sábado
Curso Corpo Rastreado – Lançamento do Curso “Formação Política em Produção” com Gabi Gonçalves (SP/Brasil)
Horário: 10h às 14h
Local: SESC Araraquara / Sala Múltiplo Uso 01 (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha, Araraquara – SP)
Sinopse: Encontro inaugural que reunirá pessoas interessadas em Produção Cultural a fim de participarem, gratuitamente, de uma formação profissional com a Corpo Rastreado durante 2025 e 2026.
Número de Vagas: 20 (vinte)
Inscrição: até dia 22 de setembro (segunda) com inscrições gratuitas mediante envio de carta de intenção e minibio (máximo 10 linhas) para o email: gestusdanca@gmail.com
Resultado da seleção: dia 25/09/2025
28/09 – Domingo
Aula de Samba Rock e Baile Black!
Horário: 17h
Local: Espaço Arte Multicultural (Rua Itália, 1934 – Centro – Araraquara – SP)
Sinopse: Aula aberta com ensinamento dos passos básicos do Samba Rock e vivenciar músicas desta cultura que é Patrimônio Histórico Imaterial Paulista. Discotecagem com o DJ Marcelo trazendo a cultura Black desde a década de 70 com muita nostalgia e alegria pra todo mundo dançar!
Ficha técnica:
Coordenadora e Professora: Sabrina Kelly
Participação especial: DJ Marcelo Becassi
Duração: 240 min
Classificação indicativa: Livre
• Sem necessidade de inscrição prévia
Programação gratuita