Numa visão geral, PSDB tem histórico de eficiência na administração pública. Mas, em termos de oposição simplesmente engatinha na praia hedonística, com erro e acerto.
O PT, com têmpera conseguida numa imersão trabalhista, tem como prato principal o jeito correto de se fazer oposição. PT, aliás, acaba de mostrar como se faz a desconstrução de adversários embora tenha ganhado pleito com pequena margem. Mensalão e agora Petrolão, com investigação nacional e internacional, são pedras que afundam parte dos petistas. No entanto, sem a letalidade imediata.
A população, vítima de enganos, mentiras e factóides, chamada às urnas deu o seu recado: não aceita elenco delituoso na base democrática e gostaria imensamente de trocar siglas. No governo, PSDB tendo como oposição o PT. Inquestionavelmente especialistas na sua melhor área de atuação.
Isso posto, como fantasia não convive com realidade, deixamos o sonho esperando que membros do PT sejam mais sérios, generosos e cumpridores do dever enquanto a turma do PSDB não brigue com pilares partidários e, como um bloco monolítico, forte e inquebrantável cumpra sua nobre missão opositora.
O Brasil, sem sombra de dúvida, espera e merece bem mais de seus representantes e a história vai cobrar de cada um desses agentes políticos.