A Câmara Municipal de Araraquara, há 30 anos, discutiu e aprovou um dos primeiros projetos transformando o zoneamento da Fonte Luminosa: a Avenida Luiz Alberto deixou de ser essencialmente residencial. Ganhou comércio, mais pujança, um banho de economia que se alastrou pelo populoso e rico bairro.
Concomitantemente uma Associação dos Amigos da Fonte Luminosa foi implantada para defender a situação urbanística, a fim de dizer não ao comércio e segmento de serviços. Olhando, hoje, percebe-se claramente que não ganhou embora fosse defensável a sua meta, a ideia preconizada.
Qualquer cidade precisa de diretrizes, não adianta uma parte da comunidade tentar barrar este ou aquele empreendimento. Ninguém segura o fogo pra cima e a água pra baixo de uma montanha. Por isso, Lupo e Náutico inauguraram nesta semana uma loja e academia na Avenida Bento de Abreu, a artéria da Fonte Luminosa. Impensável há apenas três décadas.