Objetivo do evento, gratuito e cheio de atrações para toda a família, foi fomentar o futebol feminino e atrair novas gerações para a modalidade
O prefeito Edinho participou, no último sábado (19), da abertura da 1ª Caravana Petrobras, realizada em parceria com a Federação Paulista de Futebol e o Sesi Araraquara. O evento gratuito e cheio de atrações voltadas para crianças de todas as idades foi realizado em dois dias – sábado e domingo – promovendo atividades esportivas, recreativas e educativas, com o objetivo de fomentar o futebol feminino e atrair novas gerações para a modalidade.
O evento começou no sábado com o Seminário de Práticas Pedagógicas Inclusivas, voltado para professores de educação física, ministrado pela pesquisadora Larissa Rafaela Galatti, da Unicamp. O seminário abordou métodos pedagógicos voltados para a inclusão no esporte, com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Já no domingo (20), o Sesi Araraquara foi tomado por um festival de futebol feminino, com competições entre equipes das categorias sub-8, sub-10, sub-12 e sub-15 do Sesi Esporte, programa de desenvolvimento esportivo da indústria paulista.
Além dos jogos, o público pode aproveitar uma série de atrações, como a tenda gamer, futebol de sabão, cama elástica, piscina inflável e muito mais. Para completar o dia, o evento contou com brincadeiras como o desafio do travessão, piscina de bolinhas e recreações artísticas, garantindo um dia cheio de diversão para toda a família.
“Quero agradecer imensamente à Federação Paulista de Futebol e à Petrobras por escolherem Araraquara para sediar este evento tão importante, que incentiva e fomenta o futebol feminino. Araraquara, conhecida como a capital do futebol feminino, iniciou esse movimento em 2001 com uma iniciativa de inclusão e desenvolvimento social, que se transformou no projeto vitorioso da Ferroviária, hoje referência no Brasil e na América do Sul, estando entre os melhores times de futebol feminino do mundo”, declarou o prefeito Edinho. “Araraquara está se preparando para criar um centro de treinamento e desenvolvimento do futebol feminino. O investimento na categoria de base é essencial para a continuidade e sustentabilidade do esporte. Para termos um futebol feminino forte no Brasil, é imprescindível formar novas jogadoras, garantindo equipes competitivas e preparadas para grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2027”, finalizou o prefeito.
Entre os presentes na abertura do evento, no Sesi Araraquara, estavam Lorena Marche, diretora de futebol feminino da Federação Paulista, Alexandre Maghini, diretor do Sesi Araraquara, e a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo.
Fotos: Tiago Pavini
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA