Pedro Paulo Silveira
O mercado pode ter novo impulso se o governo anunciar, de fato, novas medidas para estimular a economia. A liberação das contas de FGTS e PIS/PASEP significa R$ 65 bilhões na economia, com potencial de impulso de pelo menos 0,9% no PIB anual, que é projetado até agora em 0,75%. Além da liberação dessas contas, que deve acelerar o consumo das famílias, o governo pode anunciar as ações de privatização, acelerando Ibovespa.
IBOVESPA
O futuro do Ibovespa abriu em alta de 300 pontos, sinalizando que o mercado aguarda sinais do exterior. A cautela ainda está segurando o dólar, que começou com leve queda de 0,1%. Os juros, por sua vez, voltaram a cair.
SURPRESA
As bolsas continuam a refletir os resultados corporativos, que tiveram Bank of America, na abertura, com mais uma surpresa positiva (US$ 0,74/ação). Ao longo do dia serão anunciados os resultados de Alcoa, Netflix e IBM. As taxas de juros de longo prazo voltaram a cair. O diferencial entre os juros de 3 meses e 10 anos voltou a cair para -5 bps. O índice S&P500 está acima dos 3 mil pontos, mas precisa de novos impulsos para voltar a bater recordes.