A Prefeitura de Araraquara, neste domingo (5), às 9 horas, vai realizar o sorteio das casas populares do PAR – Programa de Arrendamento Residencial, no Gigantão, o Ginásio de Esportes Castelo Branco. O coordenador municipal de Habitação, Marcelo Morais, lembra que para participar do sorteio os candidatos devem comparecer com a senha fornecida pela prefeitura e com a cédula de identidade (RG). “Todos devem chegar às 8h, ao Gigantão, para a recepção e depositar as senhas na urna. Quem chegar depois das 9h não poderá participar do sorteio”, reforça.
O PAR tem como meta atender a demanda habitacional da famílias cadastradas que recebem de 3 a 7 salários mínimos, ao todo, 1175 famílias em Araraquara. É resultante de um convênio entre prefeitura e Caixa Econômica Federal e não estipula número de construções, sendo variável em função da demanda no município.
Este programa apresenta características inovadoras porque consiste no arrendamento residencial da moradia, onde a família é arrendatária por prazo entre 10 e 15 anos com direito à aquisição do imóvel, sem resíduos financeiros. A prestação inicial é de 0,7% do valor do imóvel e varia de R$ 140,00 a R$ 163,00, com reajuste anual.
Em 2002, o prefeito Edinho Silva assinou contrato para a construção de 398 unidades habitacionais. Nesta primeira etapa, serão 151 no Jardim Dumont, com previsão de entrega para fevereiro de 2003; 120 no Parque Igaçaba e mais 127 no Jardim Dumont, com previsão de entrega para agosto de 2003. Todas as 1175 famílias poderão participar do sorteio, sendo que as primeiras 398 vão ser contempladas já com as unidades da primeira etapa de construção.