Maria Cândida Corrêa Borges parece ter nascido para trabalhar no comércio. Muito comunicativa e alegre, ela nos fala de seu trabalho, de sua família e de seu envolvimento em ações que têm ajudado muitas pessoas.
Indicada por Sarah Coelho Silva para o destaque de Gente, ela nos concedeu uma breve entrevista. Confira:
JA – Como se envolveu com o comércio?
MCCB – Desde pequena sempre gostei de brincar que tinha uma loja ou armazém. Quando ia passar as férias em São José do Rio Preto, meu primo que lá morava tinha uma sorveteria e uma loja de roupas. Lá eu ficava vendendo sorvetes e roupas. Este gosto pelo comércio vem de longa data. Meu bisavô Antonio Teixeira Borges era português e por vários anos foi comerciante na cidade de Amparo. O tempo passou, me formei em Pedagogia, lecionei, fui bancária e, em 1986, tornei-me uma franqueada de O Boticário.
JA – Como vê sua irmã Sônia trabalhando pela Acia?
MCCB – Respondo com alegria e otimismo a todos aqueles que confiaram nela. Quem tem vontade firme molda o mundo conforme o seu desejo. Tenho muito orgulho de Sonia, minha irmã, ser presidente da Acia.
JA – Acha que a beleza da mulher deve ser alimentada?
MCCB – Sim, vamos começar pela própria história da humanidade. Há muitos fatos interessantes para contar, muitos segredos a desvendar e uma infinidade de modos e modas até chegar aos mais modernos conceitos e jeitos de maquiar-se, perfumar-se, cuidar do corpo, cabelos, rosto, unhas… Tudo é desenvolvido e aperfeiçoado. Assim as mulheres foram ganhando mais e mais armas para valorizar a própria beleza e ficando cada vez mais bonitas e charmosas.
JA – Acha que as pessoas acreditam na cosmectologia?
MCCB – Sim, uma pele bonita, saudável e bem cuidada aumenta a auto-estima, seu amor próprio e faz valorizar-se. Por isso os produtos para a pele precisam ter características que a façam sentir bem. De um hidratante, por exemplo, a mulher espera que mantenha a pele hidratada, que seja absorvido rapidamente, que tenha protetor solar e fragrância suave. Já de um anti-idade, espera que atenue as rugas, tenha efeito rápido, tenha vitaminas e outros atrativos que ela valoriza.
JA – As pessoas estão “acordadas” para esse efeito satisfatório?
MCCB – Nem todas, mas elas precisam conscientizar-se porque além da idade, sua pele reflete seu estilo de vida, quanto sol você tomou, quantas horas você dorme por noite, como se alimenta, se fuma, bebê, as experiências e emoções que você viveu. Pessoas da mesma idade podem apresentar pele em estado diferente e que vão necessitar de um tratamento apenas para prrevenir o surgimento de sinais ou aquelas que já precisam atenuá-las. Para a mulher, cuidar da pele significa cuidar de si mesma, valorizando-se.
JA – Por que há mulheres que gostam de usar perfumes masculino?
MCCB – As colônias masculinas têm um fundo amadeirado. Essas mulheres se identificam, revelando um jeito único de ver e sentir, sem se importar com as diferenças. É a busca da plenitude, nada mais importante do que viver, ter liberdade, possuir um estilo próprio e único de encarar a vida. Mas elas são elegantes, alegres, espontâneas e possuem uma habilidade singular em deixar sua marca por onde passam.
JA – Como escolher o sabonete?
MCCB – O banho deve ser uma experiência realmente agradável, quer você o transforme no verdadeiro mimo de um ritual de beleza, usando sabonetes emunidade ou líqüido cremoso, que têm a finalidade de um banho refrescante e perfumado, deixando a sua pele suave e macia.
JA – E a emulsão para o corpo?
MCCB- As mulheres que vivem em países ensolarados tiram o maior proveito possível de auxiliares de beleza naturais para se manter com uma aparência notável, de juventude; usando a emulsão para o corpo. Ela possui uma textura leve, agradável, envolvente, deixando a pele macia, suave e levemente perfumada, com uma fragrância de sua preferência que transmita a sensação de conforto e leveza.
JA – Bronzeadores são realmente preventivos contra o câncer de pele?
MCCB – Os mais indicados são protetor e bloqueador solar, pois os raios solares são o principal responsável pelo câncer da pele. Isso acontece porque a pessoa fica exposta ao sol por muito tempo sem a proteção do protetor ou do bloqueador. Com isso, os raios solares penetram nas camadas da pele e acabam produzindo alterações nas células. Por isso aconselhamos que se protejam utilizando os dois diariamente, principalmente as pessoas de pele clara.
JA – Qual a origem de sua família?
MCCB – Sou a terceira filha de Julio Teixeira Borges e Iracema Oliva Corrêa Borges, ambos descendentes de portugueses e espanhóis. Pelo lado paterno
descendo dos Aguilares e Borges e pelo materno, de Balthazar de Godoy, nobre castelhano que veio para São Paulo na segunda metade do século XVI, em tempos do domínio de Castella no Brasil.
JA – Termine falando de sua parte espiritual
MCCB – Sou católica praticante, sempre frequentei a Igreja de Santa Cruz. Sou ministra da eucaristia há sete anos e levo comunhão para as pessoas impossibilitadas de irem à Igreja por doença. Fico muito feliz quando chego e vejo em seus olhos a felicidade, o agradecimento de estar ali com elas. Isto faz com que estenda a mão a cada criatura que necessita e dizer sempre uma palavra de conforto e carinho. Tenho para todos um olhar carinhoso, um sorriso de amor e bondade e compreensão. Só o amor constrói.