Dificuldade do casal

Rita Mucio (*)

A terapia Familiar e de Casal trabalha para melhor compreensão e vivência do relacionamento. Numa visão geral, procuramos compreender o que está acontecendo com casal e a família, quais as queixas, que recursos são utilizados para lidar com os problemas e como cada membro da família enxerga as dificuldades do dia a dia.

Pensar no casamento nos remete ao momento da escolha e expectativas conscientes e inconscientes que elegeram aquela pessoa em particular como "par perfeito". O que atrai cada parceiro, desde o início da relação, com o passar do tempo transforma-se em frustração, cobranças, brigas e conflitos.

A escolha por amor gera a possibilidade de se encontrar aquela pessoa que irá cumprir o sonho de amor eterno, companheirismo, cumplicidade, sexualidade, prazer, família e, também embutidos, os desejos de ser cuidado, de entregar sua própria identidade ao outro para se sentir amado e protegido, e lutar pelo seu lugar de igual, de preenchimento, de coerências… Ambos necessitam de harmonia individual para compreender as dificuldades, da busca de cumplicidade e responsabilidade para construir a superação de desafios. Esse é fator preponderante para superação de barreiras e lidar com idealização social que se faz do casamento.

Os casais têm enorme dificuldade em lidar com suas questões individuais levando-as para a vida conjugal.

As dificuldades individuais não permitem a interação emocional que, de certa forma, impede de se estabelecer laços amorosos. As falta de amor leva a complicações severas porque esse laço tem a incumbência de unir e fortalecer o casal objetivando vencer tropeços conjugais.

Na relação existe certa dificuldade em compreender as atitudes do outro e, ainda mais, aceitar que o outro traz conteúdo familiar e contextual.

Convém se colocar no lugar do outro porque ambos estão passando por dificuldades. Atitude coerente que desbasta arestas do relacionamento.

(*) É Psicóloga Terapia Sistêmica Casal e Família – CRP 06/124680. Fone 99112-4348 para dirimir eventual dúvida.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em virada impressionante, Sesi Araraquara é bicampeão da LBF

O que é TOC e como identificar seus sintomas?

Câmara aprova área para instalação de empresa e outros projetos

Projeto de novos abrigos de ônibus selecionado em concurso começa a ser implantado

Reunião marca apresentação do projeto da nova sede do Bem-estar Animal

CATEGORIAS