Diabetes afeta 10% dos brasileiros e mulheres têm mais prevalência que homens, diz Ministério da Saúde

Dia Mundial de Combate ao Diabetes reforça a importância da prevenção

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é fundamental reforçar a conscientização e o acesso ao tratamento. Estima-se que mais de 1 a cada 3 pessoas com diabetes no Brasil não sabe que tem a doença, devido ao seu desenvolvimento silencioso. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), cerca de 20 milhões de brasileiros estão diagnosticados.

O diabetes é uma das principais causas de problemas de saúde, afetando cerca de 10% da população brasileira, conforme o Vigitel Brasil 2023, do Ministério da Saúde. A pesquisa revela que 11,1% das mulheres e 9,1% dos homens têm a doença. Fatores de risco incluem idadesedentarismoobesidade e histórico familiar.

A médica e diretora técnica da UPA Zona Leste Gisele Abud destaca que o diabetes tipo 2 é o mais comum e pode ser evitado com mudanças de hábitos. “Sedentarismo e excesso de peso aumentam a predisposição, especialmente em homens com acúmulo de gordura abdominal,” explicou. A médica também ressalta a importância do controle da glicemia com exames regulares para evitar complicações graves.

Entre os sintomas mais comuns da diabetes estão:

  • Sede e fome excessivas;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Fadiga;
  • Urinar com frequência.

No entanto, muitas pessoas não apresentam sintomas nas fases iniciais, dificultando o diagnóstico e aumentando o risco de complicações, como doenças cardíacas e renais. O diabetes tipo 1, que ocorre quando o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina, é menos frequente e mais comum em jovens e crianças.

Gisele enfatiza que o diagnóstico precoce é fundamental. “Com o tratamento adequado, incluindo ajustes na alimentação e controle de peso, é possível reduzir significativamente o impacto do diabetes na saúde e qualidade de vida,” completou.

Para quem tem histórico familiar, é preciso redobrar os cuidados e fazer acompanhamento constante para garantir uma melhor qualidade de vida e prevenir complicações a longo prazo.

(Comunicação – Pró-Saúde)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feriado (15) tem Grupo Sobrevento em duas apresentações voltadas para bebês

Combate às Arboviroses e Dia D contra a Dengue

Diabetes afeta 10% dos brasileiros e mulheres têm mais prevalência que homens, diz Ministério da Saúde

Santa Casa de Araraquara abre vagas para Auxiliar de Hotelaria Hospitalar (coletor)

14ª Edição da Campanha Natal Solidário do Sindpd de Araraquara: Solidariedade para as Crianças da Casa Mater

CATEGORIAS