Dia de São Sebastião

Há muitos devotos concentrando seus pensamentos em São Sebastião no dia de hoje, inclusive os que militam nos cultos afro-brasileiros e que o identificam com o Pai Oxóssi. Em 1997, o Samuel da farmácia e eu estávamos lá no Museu do Louvre, em Paris, quando vimos um quadro famosíssimo com a imagem de São Sebastião. É proibido disparar luzes lá, mas o Samuel ocultou-me com seu corpão e eu tirei uma foto do quadro, secretamente. Dei tal foto de presente para minha sogra, Maria Sebastiana.

São Sebastião aparece com duas flechas fincadas no corpo, uma no braço direito, outra na região precordial. Ele foi um militar romano que viveu duzentos e poucos anos depois de Cristo, sendo perfurado por flechas por ter-se convertido ao cristianismo. Em virtude de tal episódio, ele é considerado padroeiro dos que atiram flechas.

Temos 16 cidades brasileiras com o nome de São Sebastião, onde estão hoje dedicando devoções, inclusive em São Sebastião do Rio de Janeiro, ex-capital do Brasil, fundada em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá. Deram o nome dele a uma simpática rua de lá, onde nasceu o grande sambista Noel Rosa, (Noel de Medeiros Rosa) que estudou Medicina na mesma Faculdade da Praia Vermelha onde eu estudei.

No exato dia 20 de janeiro de 1567, dia de São Sebastião, o português Estácio de Sá iniciou uma batalha no Rio de Janeiro para expulsar os invasores franceses e levou logo uma flechada no rosto, que o levou à morte e ele foi sepultado na pequena Igreja de São Sebastião, que ele mesmo havia mandado edificar. Hoje, os restos dele estão sendo visitados na Igreja dos Capuchinhos, no Bairro da Tijuca, especializada no apostolado popular.

Bem, todos os leitores estão esperando que eu lhes dê hoje as respostas das 10 perguntas bíblicas que fiz no Dia de Reis pro Samuel da Farmácia.

Antes de mais nada, devo comentar que, no domingo passado, dia 13, vi meu amigo Geraldo Masiero almoçando lá no Tchê. Ao ver-me, ele veio correndo dizer-me que, poucos minutos antes, o Samuel lhe havia dito que não tinha tido tempo de responder minhas perguntas. Meu amigo completou dizendo que o Samuel não tinha cancha para responder tudo.

Lá mesmo, fui rodeado por uns doze leitores dizendo que sou muito mais craque em Bíblia do que o popular farmacêutico. Um deles me falou: “Doutor, dá mais uma Bíblia prá ele, ele precisa estudar um pouco mais …”

Prá minha surpresa, entretanto, o Samuel me apareceu na 2ª feira com as 10 respostas digitadas. Vou falar delas aqui, mas sei que não foi ele quem respondeu, pois ele nem tem computador… Foi uma legítima “mão do gato”, ou melhor, “dos gatos”, porque vi vários pastores e também o Padre Camilo saindo lá da farmácia dele sorridentes, talvez com as gratificações recebidas…

1ª)- Qual o nome do profeta menor que teve um xará cujo nome foi mudado depois de adulto e ficou famoso na História de Israel?

A resposta é Oséias, antigo nome do Patriarca Josué. A resposta dos “gatos” falou em Oséias, sem citar o local da Bíblia. (Deuteronômio, 32:44).

2ª)- Qual o menino cujo nome significa “compensação”, porque nasceu depois que o irmão morreu? Foi Sete ou Seth, filho de Eva depois da morte de Abel. Digitaram resposta sem citar o local da Bíblia. Gênesis, 4:25.

3ª)- Toda a gente costuma dizer que São Pedro é o porteiro do céu. Isto está escrito na Bíblia ou é apenas um ditado? A resposta está em Mateus, 16:19. A resposta foi correta. Por enquanto, 2 pontos (meio + meio + um).

4ª)- Qual o lugarejo bíblico cujo nome tem algo a ver com sabor? O lugar é Mara, que significa amarga. Ver Êxodo, 15:23. Digitaram Belém sem citar a Bíblia. Zero ponto nesta RESPOSTA ERRADA.

5ª)- Qual o nome bíblico que significa “feliz”? É Aser, um dos filhos do Patriarca Jacó com Zilpa, escrava da esposa Lia ou Léia. Ver Gênesis, 30:13. Resposta dada correta. Com 3 pontos em 5, o Same já perdeu a Bíblia.

6ª)- Qual o nome da mulher bíblica que teve um filho ao qual deu um nome cujo significado é semelhante ao de Araraquara? Ela deu ao filho um nome que significa “morada”, achando que, por isto, o marido iria ficar morando com ela prá sempre.

A resposta é Lia, uma das esposas do Patriarca Jacó. O nome de tal filho foi Zebulom. Ver Gênesis 30:20. Digitaram resposta correta, 4 pontos.

7ª)- Em hebraico, a palavra “tentação” é ……… Em que lugar da Bíblia está citada uma famosa mina d’água com esse nome? Tentação em hebraico é “Massá”. Ver Êxodo, 17:7. Os “gatos” responderam certo. 5 pontos.

8ª)- Esta pergunta tem muito a ver com o próprio Samuel da Farmácia. Que lugar da Bíblia fala de um lugar chamado “Rocha da Fuga”, porque, numa famosa batalha, um dos contendores decidiu recuar? A resposta está no 1º Livro de SAMUEL, 23:28. O nome do lugar é Selá-Hamalecote. A resposta digitada pela “gataiada” foi incompleta. Por ora, 5 pontos e meio.

9ª)- Cristo é o personagem que tem a mais detalhada biografia em toda a Bíblia. Sem ser Ele, qual o personagem de biografia mais interessante da Bíblia, cujo filho primogênito teve um nome que significa “estranho”? Dou uma dica: Esse filho não teve nenhum destaque na História Bíblica e o nome dele, aqui no Brasil, somente ficou muito falado porque é o nome de um jogador de futebol que participou de uma das seleções da Copa do Mundo.

Em minha opinião e de muitos outros estudiosos da Bíblia, o personagem é Moisés, cujo primeiro filho, Gérson, quer dizer “estranho”. Ver Êxodo, 2:22. Deram resposta incompleta. Meio ponto, total 6 pontos.

10ª)- Jesus Cristo tem uma porção de cognomes. O mais comum é “Salvador”. Citar outro notável personagem bíblico, de nome popular, mas recebeu um apelido esquisito que significa “Salvador do Mundo”?

José, filho mais querido de Jacó com sua amada Raquel. O faraó do Egito o apelidou “Zafenate-Panéia”, que quer dizer “Salvador do Mundo”. Ver Gênesis, 41:45. Resposta dos “gatos” certa. Total: 7 pontos magros.

Samuel, é melhor você confessar perante os leitores que respondeu “com a mão do gato” e com imperfeições.

Li no jornal sobre um Curso Bíblico de Férias lá em Jamari, Estado de Rondônia. Se você me devolver minha Bíblia americana, eu faço uma coleta perante os leitores e nós lhe poderemos pagar esse curso bíblico…

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Termina nesta quarta (19) as inscrições para o “Seminário de Enfrentamento ao Racismo Religioso e LGBTfobia nos Espaços de Matriz Africana” 

Comad realiza II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas nos dias 24, 26 e 27 de junho

Araraquarense se voluntaria em Canoas, RS

Dia do Orgulho Autista: Grupo promove pesquisas e informação sobre Autismo

Câmara aprova regras para funcionamento de painéis luminosos de propaganda

CATEGORIAS