N/A

Desembargador Newton de Lucca Desembargador do Tribunal Regional Federal

“Proteção do Consumidor na Internet”

O Desembargador do Tribunal Regional Federal, Dr. Newton de Lucca fez a palestra da noite de terça-feira, dia 26, da Semana Jurídica da Uniara, cujo o tema foi “Proteção do Consumidor na Internet”. Ele iniciou com os agradecimentos, e fez algumas citações poéticas que atraíram a atenção dos mais de 900 alunos presentes.

Com um vasto curriculum, o Desembargador é conferencista no Brasil e no exterior. Tem vários livros publicados na área Direito do Consumidor, Direito Empresarial e Direito do Espaço Virtual, também é um dos coordenadores da obra coletiva Direito á Internet – aspectos jurídicos relevantes, além de ser Presidente da Comissão à proteção no Comércio Eletrônico criado pelo Ministério da Justiça.

“Uma palestra como essa tem o condão de despertar a curiosidade de muitos que vão estudar sobre o tema; de qualquer maneira, quando eu fiz a referência Direito do Espaço Virtual, eu criei essa cadeira em nível de pós-graduação na USP, e a princípio achei que não teria material suficiente para um semestre e hoje já transformei em dois semestres. Há muito o que ser explorado, apesar de que o ideal seria que já na graduação o estudante recebesse uma base sobre o assunto, explorando-o numa pós-graduação”. De Lucca diz que o Direito do Consumidor sofreu resistência no início e hoje têm muitas instituições com a matéria dentro da grade curricular. “Eu acho que o Direito esta caminhando para os chamados micro-sistemas”, esclareceu o Desembargador.

Durante a palestra ele expôs algumas reflexões do fenômeno da Revolução Digital, ao qual nomeou como Direito do Espaço Virtual, explicando as garantias para quem utiliza o serviço. Citou as bibliografias referidas como livros, artigos e revista de sua autoria e explicou alguns termos como relação jurídica de consumo, consumidor, fornecedor, produto e serviços.

O Dr. Newton esclareceu sobre a necessidade de se criar um Tratado Internacional de Comércio Eletrônico, para que todas as partes envolvidas na negociação soubessem seus direitos e obrigações, pois, para ele, não seria satisfatório resolver os possíveis problemas com as normas do Direito Internacional Privado Clássico, porque haveria muitos entraves ao desenvolvimento do comércio eletrônico e isso é uma realidade reversível. “O computador trouxe vantagens tão inúmeras, que nós vamos ter que aprender a conviver com as desvantagens que ele também traz, mas se trata de algo mais ou menos irreversível e isso parece ser uma verdade inafastável, então é preciso lidar com isso”, confirmou.

A Semana Jurídica terminou seu segundo dia com uma palestra grandiosa, despertando o interesse dos alunos. Ao final vários estudantes cumprimentaram o desembargador. “Estou encantando com um público tão grande, de jovens tão interessados nesses temas palpitantes da ciência jurídica. A Uniara está de parabéns por realizar um evento tão memorável e fazer com que o estudo do Direito seja evidentemente mais atraente para todos, porque está trazendo gente do maior gabarito e só posso dar os meus parabéns da forma mais entusiástica possível a isto que foi organizado”, conclui o desembargador.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS