“Viver lamentando o passado e preocupando-se com o futuro é deixar de usufruir do momento presente”.
Bom dia. “Você já foi a Floripa, Nega? Então vá…” Não é bem assim o início de um belo poema escrito e interpretado por Dorival Caymmi. Na verdade, o autor refere-se a sua amada Bahia. Mas, esse refrão serviria muito bem para ser utilizado no caso. Florianópolis é verdadeiramente uma bela cidade. Imagino que muitos de meus assíduos leitores, já tenham passado por agradáveis momentos nessa cidade.
Para irmos do centro da cidade até à Lagoa da Conceição ou mesmo à praia da Joaquina (famosa) temos de passar por essa linda e majestosa Av. Beira-Mar. Estamos na ilha e do outro lado observamos o continente. Segundo dizem, somente na Ilha existem mais de 40 praias. Para visitar todas elas, teríamos de ficar por lá um mês e talvez não desse para conhecer todas.
Esta imagem da praia do Forte assemelha-se à entrada do paraíso. A foto parece um montagem, mas é real.
Esta é a vista do mirante, o ponto mais alto de Florianópolis. Dele se avista a Lagoa da Conceição. Diferentemente do que se possa pensar, na verdade a lagoa é um braço do mar. Uma paisagem muito bonita.
Não poderíamos deixar de comentar que, mesmo em Florianópolis, as praias em sua maioria estão poluídas. Mas esse mal faz parte da consciência moderna. Está difícil convencer as pessoas de que devem manter limpas as praias de qualquer ponto de nosso país.
Como não poderia deixar de ser, vamos a outras fotos, em que nós somos os protagonistas.
Este é o ponto mais conhecido da cidade: a ponte Ercílio Luz. Ela está há muitos anos desativada. Mas, sua imponência ainda permanece como cartão postal de Florianópolis. À noite, então ela se transforma. Toda iluminada, dá um ar europeu à bela capital de Santa Catarina. Neste ponto da cidade, que fica bem no centro, você embarca para vários passeios turísticos.
Como não poderia deixar de ser, fizemos os nossos. O Pedro passou um dia de brincadeiras no Beto Carreiro, em Penha. Em um outro passeio fomos a Blumenau conhecer outra bem estruturada e acolhedora cidade.
Não se pode ir a Blumenau sem conhecer a PROEB, onde todos os anos é realizada a Oktober Fest, a segunda maior festa do Chopp, no Mundo. Para nossa tristeza, todos os 4 imensos galpões estavam abaixo. Isso porque eles vão construir um galpão monstro, que acolherá, de melhor forma, todos os participantes da festa. Prometem os responsáveis que, para outubro deste ano, tudo estará em ordem.
Mas, além dos galpões existe toda uma infra-estrutura para acolher os visitantes. Não resistimos à experiência de nos tornarmos um casal de alemães, por alguns instantes. Foi muito divertido.
Santa Catarina e outros estados do Sul possuem belezas infindas. Vale a pena conferir. Culturas baseadas nos moldes europeus que nos enriquecem. Foi bom partilhar com vocês esses momentos de alegria que vivemos em nossa viagem. Espero que tenham gostado e mais ainda que possam passar por momentos tão alegres como os que vivemos, eu, Carlos e o Pedro.
“Ser alegre é ser forte; a alegria é uma alavanca“.
Até a próxima semana.