N/A

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Perigo maior está na área chamada “zona da morte do rosto”

Dra Priscilla Pereira (*)

Cravos, espinhas… quem resiste ao hábito de espremê-los de vez em quando? Há até vídeos na internet mostrando as imagens da retirada de cravos e pessoas viciadas neles, tamanha a satisfação de deixar a pele lisinha, não é mesmo?

 Mas, a gente não deve fazer isso. E eu vou te dar argumentos para que você pare com este hábito.

De vez em quando, aparecem notícias de pessoas que espremeram cravos na região do nariz e foram hospitalizadas, correndo risco de perderem a vida. Parece Fake News, mas não é!

 Acontece que a região do nariz e ao redor (o canto da boca esquerdo ao direito até o ponto entre as sobrancelhas)) é chamada de “triângulo da morte do rosto” porque é uma área repleta de vasos sanguíneos, que se conectam ao seio cavernoso; então, ao espremer um cravinho sem a higiene correta, há o risco de uma bactéria ir parar no cérebro.

Ou seja, espremer uma simples espinha ou qualquer tipo de trauma na região do nariz pode gerar uma inflamação, que pode levar o paciente a desenvolver até uma Meningite ou Trombose do Seio Cavernoso (coágulo dentro das veias cerebrais).

Quando você aperta um cravo ou espinha, pode romper vasos minúsculos espalhando bactérias para dentro da circulação, pode inflamar ainda mais o folículo criando uma inflamação profunda (foliculite) ou pode abrir caminho para bactérias naturais da pele entrarem em tecidos mais internos….

Ufaaaa, não vale o risco, não é mesmo?  Ah, e os sinais de alerta são inchaço repentino, dor de cabeça intensa, febre e visão turva ou dupla.  

Por outro lado, não precisamos conviver com eles! Então, a orientação é: procure sua dermatologista para uma Skin Care adequada, inclusive para adolescentes.  Há também tratamentos em consultório e remédios via oral. Fuja de produtos “milagrosos” da Internet, que oferecem riscos (com máscaras que prometem a retirada dos cravos).

E concomitante à visita médica, é importante fazer um acompanhamento com uma Esteticista de confiança, que seguirá todos os protocolos de higienização para a retirada profissional dos cravos e espinhas, com toda segurança.  

(*) É Dermatologista

Sobre a Dra Priscilla Pereira: A Médica Dermatologista Priscilla Pereira (CRM 147255, RQE 50593) é de Juiz de Fora (MG). Mora em São Roque e atende em consultórios nas cidades de São Roque e Ibiúna.  Médica formada na ‘Universidade Federal de Juiz de Fora’. Fez Residência Médica em Dermatologia pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Especialização em Tricologia, Cosmiatria e Laser pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Transplante Capilar ‘Barcelona Hair Clinic’. Especialista em Dermatologia pela ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’. É membro titular da ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’. @drapriscilla_dermatologista

(Malu Abib Conteúdos)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Digitalização impulsiona atendimento do Detran-SP, que cresce 57% em 2025

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Projeto Guri Araraquara abre inscrições para novos alunos

Cursos gratuitos ensinam fabricação de geleias e panetones

Ignácio de Loyola Brandão será homenageado com selo histórico dos Correios

CATEGORIAS