Rosa Maria Gentil de Avelar é doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara e coordenadora da Escola Estadual Antônio Joaquim de Carvalho.
Indicada por Sarah Coelho Silva, concedeu entrevista ao JA. Confira:
As crianças gostam de ler?
Nossa escola tem procurado incentivas o gosto pela leitura por meio de projetos que ofereçam oportunidades para o contato com a literatura infantil. Momentos mágicos de leitura fascinante que percorrem outros tempos e outros lugares, do mundo real ou do mundo do “faz-de-conta”.
E elas procuram a biblioteca?
As crianças que freqüentam nossa escola leêm muito. Temoas as bibliotecas de sala de aula que são muito exploradas por elas e desenvolvemos momentos de leitura na biblioteca da escola. Além disso, a grande maioria das nossas crianças frequenta a biblioteca municipal infantil “Monteiro Lobato”, incentivados pela escola através de um projeto de visitação e inscrição para retirada de livros. Essa ação tem como objetivo a conscientização de que o ato de aprender transcende o espaço escolas, utilizando-se de diferentes ambientes da vivência real dos alunos.
De que outras maneiras incentivam as crianças à leitura?
O ato de escrever está sempre vinculado ao ato de ler e faz parte de todos os projetos interdisciplinares da escola. Despertar o gosto pela escrita tem sido o eixo norteador de muitas ações desenvolvidas pela escola, promovendo uma educação comprometida com a cidadania.
Há outros projetos?
A Escola desenvolve vários projetos interdisciplinares com o objetivo de tornar agradável o ato de ler, despertando o gosto pela leitura, desenvolvendo a oralidade e o potencial criativo da criança para a produção de textos.
As crianças gostam de ouvir histórias?
Sim. Ouvir histórias é muito agradável possibilitando o desenvolvimento do imaginário em confronto com diferentes aspectos da vida real.
Que tipo de trabalho agrada mais?
Dentro do ensino da Arte na escola, temos o Projeto Reeeleitura de Obras de Arte, com o objetivo de oferecer oportunidades para as crianças vivenciarem um projeto de alfabetização artístico/estética através da linguagem não verbal, levando-as à apreciarem a obra de arte, entendê-la e, finalmente, criá-la por meio da sua releitura.
Recortar e colar é um “anti-estressante”?
Para muitas crianças, as atividades manuais de recorte e colagem possibilitam o desenvolvimento da atenção, concentração, coordenação. Uma ação agradável que pode minimizar o estresse infantil.
Fale um pouco sobre o projeto “Escrevendo a partir de figuras”.
As diferentes tipologias textuais possibilitadas pela observação de uma figura é a proposta do referido projeto. Com o objetivo de incentivar a ação de escrever, nossa escola irá expor as produções no Espaço Cultural, neste mês de novembro.
E para este final de ano? Algum projeto especial?
O “Jornal na Sala de Aula” se tornou o projeto mais importante, nesse segundo semestre, envolvendo a escola no processo de leitura, análise e produção de notícias e anúncios.
Mensagem
No processo de educação do homem, o professor constituirá sempre uma figura essencial, cujas lições, exemplos e coragem permanecerão no progresso e na harmonia de uma nação.