Crianças são incentivadas à leitura

Rosa Maria Gentil de Avelar é doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara e coordenadora da Escola Estadual Antônio Joaquim de Carvalho.

Indicada por Sarah Coelho Silva, concedeu entrevista ao JA. Confira:

As crianças gostam de ler?

Nossa escola tem procurado incentivas o gosto pela leitura por meio de projetos que ofereçam oportunidades para o contato com a literatura infantil. Momentos mágicos de leitura fascinante que percorrem outros tempos e outros lugares, do mundo real ou do mundo do “faz-de-conta”.

E elas procuram a biblioteca?

As crianças que freqüentam nossa escola leêm muito. Temoas as bibliotecas de sala de aula que são muito exploradas por elas e desenvolvemos momentos de leitura na biblioteca da escola. Além disso, a grande maioria das nossas crianças frequenta a biblioteca municipal infantil “Monteiro Lobato”, incentivados pela escola através de um projeto de visitação e inscrição para retirada de livros. Essa ação tem como objetivo a conscientização de que o ato de aprender transcende o espaço escolas, utilizando-se de diferentes ambientes da vivência real dos alunos.

De que outras maneiras incentivam as crianças à leitura?

O ato de escrever está sempre vinculado ao ato de ler e faz parte de todos os projetos interdisciplinares da escola. Despertar o gosto pela escrita tem sido o eixo norteador de muitas ações desenvolvidas pela escola, promovendo uma educação comprometida com a cidadania.

Há outros projetos?

A Escola desenvolve vários projetos interdisciplinares com o objetivo de tornar agradável o ato de ler, despertando o gosto pela leitura, desenvolvendo a oralidade e o potencial criativo da criança para a produção de textos.

As crianças gostam de ouvir histórias?

Sim. Ouvir histórias é muito agradável possibilitando o desenvolvimento do imaginário em confronto com diferentes aspectos da vida real.

Que tipo de trabalho agrada mais?

Dentro do ensino da Arte na escola, temos o Projeto Reeeleitura de Obras de Arte, com o objetivo de oferecer oportunidades para as crianças vivenciarem um projeto de alfabetização artístico/estética através da linguagem não verbal, levando-as à apreciarem a obra de arte, entendê-la e, finalmente, criá-la por meio da sua releitura.

Recortar e colar é um “anti-estressante”?

Para muitas crianças, as atividades manuais de recorte e colagem possibilitam o desenvolvimento da atenção, concentração, coordenação. Uma ação agradável que pode minimizar o estresse infantil.

Fale um pouco sobre o projeto “Escrevendo a partir de figuras”.

As diferentes tipologias textuais possibilitadas pela observação de uma figura é a proposta do referido projeto. Com o objetivo de incentivar a ação de escrever, nossa escola irá expor as produções no Espaço Cultural, neste mês de novembro.

E para este final de ano? Algum projeto especial?

O “Jornal na Sala de Aula” se tornou o projeto mais importante, nesse segundo semestre, envolvendo a escola no processo de leitura, análise e produção de notícias e anúncios.

Mensagem

No processo de educação do homem, o professor constituirá sempre uma figura essencial, cujas lições, exemplos e coragem permanecerão no progresso e na harmonia de uma nação.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Padre Nelson celebra 33 anos de vida sacerdotal

Via Expressa: obras seguem com alargamento do córrego do Ouro e recuperação da tubulação do Servidão

Show neste domingo no Sesc Araraquara

Brinca’ki neste final de semana no Sesc Araraquara

CATEGORIAS