1 – Li a reportagem a respeito das eleições na cidade de Gavião Peixoto. Fiquei perplexo. Como pode em um município tão pequeno haver tamanha fraude eleitoral? De quem é a culpa?
Hermano O.
R. Por enquanto, buscam-se as provas. Os culpados poderão aparecer oportunamente. Os indícios negativos, no entanto, colocam dúvida num pleito que teria que ser transparente, inquestionável.
2 – O Brasil é o segundo país do mundo em cirurgias plásticas. No ano passado, 621.342. Ficou somente atrás dos EUA que teve realizadas 800 mil. Mais da metade das cirurgias no Brasil para fins estéticos. A maioria, lipoaspiração. E 13% em jovens de 14 a 18 anos.
Desse universo (fins estéticos), 19% foram feitas pelo sexo masculino.
É muito culto ao corpo, não é verdade?
Isaura G.
R. Infelizmente, a televisão apresenta um modelo de beleza e todos, até inconscientemente, vão atrás. Muito ao físico e nada para o espírito. O saldo não pode ser positivo e o desequilíbrio é sempre doentio.
3 – Por que o Govermo Federal está sofrendo uma tremenda debanda, após as eleições?
Marcelo B.
R. São problemas detectados antes das eleições, agora solucionados sem o perigo de refletir nesta ou naquela candidatura. Por outro lado, Lula prepara-se para realizar uma excelente metade do mandato para se candidatar à reeleição.
4 – Inflação sobe pela 6ª semana seguida, diz a FIPE. Por que então o Governo afirma que está tudo bem? Brasília por acaso é diferente do resto do país?
Wilson C.
R. Se tivesse tudo bem, o Banco Central não precisaria aumentar a taxa de juro outra vez. Com 17,25% segura-se a inflação pela diminuição de consumo, certo?
5 – Até quando teremos que pagar a taxa de manutenção de telefone?
Embora a Anatel diga que é legal, acho e todo mundo com um pouco de bom senso vê que a taxa é um roubo.
Luis A.
R. Olha, estamos nas mãos de pessoas pouco afeitas à determinação. Daí o tema estar patinando há muito tempo. A gente fica com o sabor de estar sendo lesado.
6 – Pesquisa realizada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), coloca o Brasil em 39º lugar no ranking de segurança no mercado de trabalho. Na América Latina, apenas um em quatro empregados entrevistados foi beneficiado com promoção nos últimos anos. Grande parte se mostra pessimista e a ampla maioria na Argentina, Brasil e Chile não tem expectativa de melhorar a situação nos próximos dois anos.
Pergunto: Como pode o Presidente Lula prometer tantos empregos se a situação faz parte do mundo?
Reginaldo F.
R. Reginaldo, isso é coisa do passado: antes das eleições. Não fique descrente, vá marcando porque isso é democrátivo. Quem promete e não cumpre, não merece seu (nosso) voto.
7 – Acabaram as eleições e nossa cidade continua emporcalhada pelas propagandas de candidatos. Não seria o caso de fazer uma campanha para que o povo não vote mais nas pessoas que não respeitam a cidade e consequentemente seus habitantes?
Sandra R.
R. Nem precisa de campanha, o povo acompanha e o candidato vai sofrer na próxima. O eleitor está com a memória mais afiada.
8 – Dizem pela cidade que o dono da Fábrica de Parquímetros é do petista Aluízio Marcadante e família. E que por esse motivo, os prefeitos do PT adotam o referido sistema. É verdade?
Marisa de Carvalho
R. Não sei responder, mas, estamos pedindo apoio dos que sabem para retornar ao assunto.