Colaboração: João Luiz Ultramari
1) FAMOSO IPTU DOS TÚMULOS DO CEMITÉRIO SÃO BENTO:
Como mencionei na coluna anterior, estou sendo cobrado pelo Município (espero que não insira meu nome em Juízo nem nos órgãos de proteção ao crédito, pois também não sou responsável pelo pagamento, apenas fiquei como contato dos familiares de seus entes queridos sepultados) de taxa de dois terrenos adquiridos em 05/03/1970 pelo finado meu pai, que construiu 6 carneiras e somente foi sepultado em 02/07/1994 (23 anos após adquirir os terrenos), portanto, como poderia ter concessão de dois terrenos, como alega o governo anterior?
Estaria ajuizando ação a respeito desses absurdos, pedindo nulidades, danos morais etc., mas em razão do recesso do poder judiciário e com a mudança de Prefeito, solicitei uma reunião com o mesmo e seu jurídico para chegarmos a um consenso. Se não houver ajuizarei ação, pois tenho certeza que a maioria dos munícipes (que têm terreno no Cemitério São Bento), compraram os, inclusive alguns foram adquiridos através de funerárias e, segundo consta, houve inquérito a respeito.
Fui atendido pelo jurídico da prefeitura e assessor do prefeito. Sugeri que na forma legal suspenda a medida, com aval da Câmara Municipal, para apurar a realidade dos fatos e até um acordo com as pessoas que adquiriram terrenos (dando um tempo de isenção e após o retorno do terreno ao Município), bem como apure qual o procedimento e rateio feito pelo governo anterior.
Também há pouco tempo pedi a exumação de 4 ossadas e segundo consta seriam colocadas em sacos de pano e não em caixa própria como é feito em outros cemitérios.
2) ATRASO NO PAGAMENTO DA CPFL EM RELAÇÃO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS DESDE FINAL DE 2022:
Prefeito e Presidente da Câmara se manifestaram publicamente a respeito e não sabemos se foi pago ou se houve acordo. Além disso, resta a dúvida do porquê a CPFL não tomou medidas para receber os valores que, aparentemente, estão há dois anos atrasados.
3) DISPENSA DOS APOSENTADOS EM RAZÃO DE MULTA DIÁRIA:
Conforme informou publicamente o Prefeito atual, o Município já tem uma elevada multa para pagar e se não dispensar os funcionários aposentados ela vai aumentando, em razão do não cumprimento da determinação judicial pelo governo anterior. Quem sabe haveria a possibilidade de novo acordo judicial e um novo prazo, explicando a situação e que a população que vai pagar pela não obediência do governo anterior, que deveria ser responsabilizado.
VAMOS AGUARDAR O PRAZO ANUNCIADO ATÉ 28/FEVEREIRO/2025 PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS COMPLETA DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR OU ANTECIPAÇÃO DE ALGUMA COISA.
4) PLANOS DE TRABALHO DAS SECRETARIAS:
Também aguardaremos a divulgação de todos os planos em razão da falta de recursos e tempo para regularização, a exemplo dos riscos das árvores, calçadas, sinalização de trânsito etc. O Secretário de obras já informou que muitas obras serão paralisadas por irregularidades, falta de verbas não programadas, prosseguindo as que já têm previsão orçamentária (veja fotos abaixo) e vamos aguardar as providências que serão tomadas.

Comprovante da compra de 2 terrenos do cemitério adquirido em 05/03/1970 onde o primeiro sepultamento se deu em 02/07/1994 (23 anos depois).

2 árvores novas crescendo junto com a antiga e estado que está a calçada (Av. Espanha).

CPFL: poda de árvore no meio em razão da fiação, mas deixa risco de matar a árvore e das pontas caírem sobre as casas e veículos (Av. Feijó).

Árvore podre caindo em plena área central (Av. Feijó).
(algumas das irregularidades na área central, imaginem em toda a cidade – voltaremos ao assunto).