A Prefeitura Municipal deu início aos trabalhos de intensificação ao combate do mosquito transmissor da dengue. O prefeito Edinho Silva se reuniu com a secretária Eliana Honain e a coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Lúcia Ortiz, para elaboração do plano de intensificação para o período de verão, época crítica em função do clima quente e constantes chuvas, fatores que facilitam a proliferação do mosquito. As propostas do órgão público vão desde campanhas educativas, com foco na prevenção até um mutirão de limpeza de criadouros. A meta é reduzir o número do último índice de Breteau (5,17), que ficou acima da média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1,0.
A Campanha de mídia, que deve iniciar nesta semana, terá dois propósitos. O primeiro é a orientação às pessoas com sintomas da doença (dor de cabeça e no fundo dos olhos, dores nas articulações e febre alta), para procurar urgentemente um serviço de saúde, com objetivo de verificar rapidamente o caso e assim, iniciar ações de bloqueio nos locais que o suspeito frequenta. Isso vai possibilitar uma garantia de não instalação de um surto da doença em outras pessoas próximas. Alertar os profissionais da saúde quanto a essa perspectiva e o devido acolhimento do suspeito, também é uma das metas.
O segundo enfoque da Campanha, está na prevenção. A idéia é continuar alertando a população dos perigos da doença para a saúde pública, assim como os cuidados que se deve ter para a não proliferação do mosquito em residências. A Campanha deve ocorrer durante todo o verão.