A chuva que caiu em Araraquara na manhã da última quinta-feira (14) ocasionou estragos em diversos pontos da cidade.
Debaixo do Terminal de Integração, na Via Expressa, houve solapamento da pista no sentido Shopping/ Fonte, onde o asfalto cedeu. Foi necessário interditar o trecho, nos dois sentidos, para que os funcionários da prefeitura pudessem trabalhar nos reparos.
A água ainda provocou o transbordamento do córrego defronte do Tropical Shopping e o surgimento de buracos em vários trechos da Via Expressa.
Na Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Brasil, uma tubulação se rompeu e provocou um grande buraco na parte central da via. O temporal ainda derrubou galhos de árvores no cruzamento da mesma rua com a Avenida José Bonifácio.
Na Rodovia Abdo Najan, ligação da Vila Xavier com a SP-255, o asfalto subiu, destruindo cem metros de acostamento.
Outro ponto afetado foi a Avenida Maurício Galli, que teve problemas na baixada da represa, com alagamento em ambas as vias.
De acordo com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), o índice pluviométrico apresentava 203mm até o dia 13 – acima dos 149 mm registrados durante o mês de fevereiro de 2001. Só na quinta-feira, a precipitação pluviométrica na cidade ficou em 54 mm.
Interdição
Após a chuva, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, e o coordenador técnico João Luis Bernal estiveram vistoriando a etsrutura da ponte de madeira que liga o Jardim Santa Júlia ao Yolanda Ópice. Foi constatado que a ponte apresenta solapamento no tabuleiro central.
Segundo os dois engenheiros, não foi a água da chuva que agravou a situação, mas a sobrecarga com o tráfego de caminhões de combustível e carretas.
Imediatamente, a Coordenadoria de Trânsito e Transportes foi comunicada para a interdição da ponte para caminhões. Está permitida somente a passagem de veículos leves.