Oswaldo Freire (*)
Inflação X Aplicação
Segundo o deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (SP), o jornal O Globo trouxe recentemente a seguinte manchete: "A Inflação derrota todas as aplicações neste ano". Todas as aplicações financeiras perderam para o IGP-M no mês de junho e também no acumulado do ano. "É preciso realmente que o governo abra os olhos ou poderemos estar com uma inflação de 2 dígitos. E a maioria de nós, que viveu toda uma geração com inflação alta, sabe o significado disso para o país e para o trabalhador assalariado", critica Pannunzio.
Combate à Pirataria
O deputado federal William Woo (SP) parabeniza a Polícia Federal pelo combate à pirataria realizado por meio da Operação I-Commerce 2, que visa coibir a venda de produtos ilegais na Internet, tais como CDs e DVDs, contendo filmes, músicas, seriados e softwares. Essa operação conta com a ação de 200 policiais federais em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Piauí, Rondônia e Distrito Federal.
Setor Têxtil
Poderá ser votado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio o PL 2.860, que cria tarifa especial de energia elétrica para o setor têxtil, com desconto de 90% sobre o valor cobrado para os demais consumidores. Esse desconto incidirá em um período contínuo de 8h30 de duração, no horário das 21h30 às 6h do dia seguinte. O relator, deputado federal Vanderlei Macris (SP), apresentou parecer pela aprovação.
Carne Bovina
De acordo com o deputado federal Nelson Marquezelli (SP), as vendas externas de carne aumentaram 39,8%, atingindo US$ 1,4 bilhão a mais em relação a maio do ano passado. O preço teve grande influência no resultado, já que a exportação cresceu 10%. Já a exportação da carne bovina in natura aumentou 5,6%, em virtude da elevação de 49,3% dos preços.
Justa Decisão
O deputado federal Antonio Bulhões (SP) elogia a Organização Mundial do Comércio pela decisão de considerar abusiva a prática de subsídios concedidos pelo governo dos EUA aos produtores de algodão. Essa decisão dá ganho de causa ao pleito brasileiro feito àquela entidade e cria a possibilidade de uma reação que compense o prejuízo causado ao país.
Ensino Universitário
Foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura o Substitutivo do deputado federal Dr. Ubiali (SP), que muda de 6 para 18 meses o prazo de carência para início do pagamento das parcelas dos financiamentos pelo Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) para recém-formados.
Força do Cooperativismo
Hoje, a maioria dos países desenvolvidos conta com os melhores índices de qualidade de vida, e a cultura cooperativista tem um lugar de destaque, segundo o deputado federal Arnaldo Jardim (SP). Nos EUA, existem mais de 150 milhões de pessoas associadas às cooperativas, representando 60% da população; na Alemanha, 80% dos agricultores e 75% dos comerciantes estão organizados dessa forma e no Brasil apenas 7,4 milhões de pessoas, ou seja, 3% da população são associados às mais de 7 mil entidades que integram a Organização das Cooperativas Brasileiras.
Mais Economia
Uma lâmpada fluorescente de 40 Watts ilumina mais que uma incandescente de 150 Watts e tem vida mais longa. Por isso, o deputado federal Paulo Piau (MG) propõe a substituição das lâmpadas incandescentes por fluorescentes que possuam o Selo Procel Inmetro de Desempenho. Isso vale para a compra de motores, geladeiras, freezers, aparelhos de ar condicionado, dentre outros. Piau aconselha consultar um profissional registrado no CREA para instalação de rede de energia elétrica a fim de evitar perdas.
Combate à Hanseníase
Conforme o deputado federal Darcísio Perondi (RS), o Ministério da Saúde iniciou uma Campanha Nacional tendo como foco uma doença pouco conhecida dos brasileiros: a hanseníase. No Brasil, 15 mil postos de saúde fazem o diagnóstico e o tratamento dessa doença. "Durante a campanha, o Ministério da Saúde irá distribuir 100 mil exemplares da cartilha sobre os direitos dos pacientes", comunica Perondi.
População Idosa
O envelhecimento da população brasileira é um fato, não apenas em razão da queda de fecundidade, mas também porque a expectativa de vida do brasileiro chega, hoje, a 72 anos. Temos, assim, uma mudança no perfil de nossa estrutura populacional, com repercussões sociais, culturais, econômicas, securitárias, epidemiológicas e políticas. "Diante disso, a sociedade tem que estar preparada para essa nova realidade, dispondo de mecanismos à altura da complexidade da situação", avalia o deputado federal Felipe Bornier (RJ).
(*) É diretor da SDE Assessoria, de Brasília.