Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

0
265
Melhorias de zeladoria no Jardim Morumbi

Indicação solicita melhorias de zeladoria e trânsito no Jardim Morumbi

Documento do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede ações da Prefeitura naquela região

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura diversas melhorias no Jardim Morumbi. Os pedidos foram levantados pelo parlamentar junto a moradores durante plenária do Orçamento Participativo no Centro de Educação e Recreação (CER) “Eduardo Borges Coelho”, localizado no mesmo bairro.

Parte das solicitações é referente à Rua Martinho Gerard Rolfsen: recapeamento de trecho da via, desentupimento das galerias pluviais e de esgoto, estudo para tornar a rua mão única de direção em toda a sua extensão e colocação de lombada no trecho entre a Rua Castro Alves (16) e a última via do Morumbi.

A indicação ainda pede limpeza das ruas do bairro e roçada do mato, pintura da sinalização asfáltica da região do Morumbi e poda de árvore na Rua Luiz Piquera Lozano, na altura do número 122.

Bianco também solicita que a Prefeitura entre em contato com o Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (CEFORSUS-SP de Araraquara) para que seja permitido que estudantes estacionem os carros dentro da unidade.

Pavimentação asfáltica no Jardim Alvorada volta a ser questionada em documento

Pedido de informações foi feito pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB)

Em agosto do ano passado, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no Jardim Alvorada, juntamente com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, e um morador do bairro.

Na ocasião, o secretário explicou que foram feitas licitações para o recapeamento de diversas vias do município, incluindo o Parque Alvorada. “Segundo o secretário, o serviço seria realizado depois de setembro, já que os recursos são provenientes de emendas parlamentares federais”, lembra o parlamentar.

Por isso, o vereador apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações referentes à pavimentação asfáltica no Jardim Alvorada, que estaria deteriorada.

No documento, ele pergunta por qual motivo as indicações citadas não foram atendidas; por qual motivo os reparos realizados através da operação tapa-buracos não aconteceram conforme o secretário garantiu; qual a previsão para que aconteça o recapeamento no bairro; e quais vias do bairro receberam recapeamento.

Fábrica de Unicórnios pode maximizar empreendimentos em Araraquara

Vereador João Clemente (PSDB) sugere criação de plataforma de inovação tecnológica na cidade

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a criação da Fábrica de Unicórnios de Araraquara, uma plataforma objetivando maximizar o ecossistema empreendedor do município.

Segundo o parlamentar, a plataforma seria responsável por formar um ambiente econômico-criativo seguro para investidores, talentos, profissionais e demais atores relacionados, facilitando as inovações tecnológicas, novos projetos e negócios. Clemente explica que empresa unicórnio é a que conseguiu ser avaliada em US$ 1 bilhão.

Prefeitura esclarece informações sobre rondas da Guarda Municipal na Praça do Cecap

Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública respondeu a requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT)

A Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública respondeu ao Requerimento nº 251/2023, da vereadora Filipa Brunelli (PT), e apresentou informações sobre o trabalho de patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça Maria Valéria Galvão Medina, a praça do bairro Cecap.

A parlamentar havia questionado se rondas da GCM estão sendo feitas no local e em qual frequência. Na resposta, a Prefeitura explicou que a Guarda Municipal inclui a Praça do Cecap em seu patrulhamento regular. A secretaria anexou uma tabela com o número de rondas feitas pela GCM na praça: foram 265 durante o ano passado, com média de 22 por mês (fevereiro foi o mês com maior número, com 39). Neste ano, até março, foram 59 rondas — 20 em janeiro, 26 em fevereiro e 13 em março, uma média de 19,6 por mês.

Filipa já havia demonstrado preocupação com a segurança da Praça do Cecap na Indicação nº 3141/2021, que pedia um estudo para implementação de efetivo da GCM 24 horas por dia no local. A Chefia de Gabinete da Prefeitura, na oportunidade, respondeu que era possível a realização de rondas periódicas, diante do efetivo existente na corporação.

Programa de empreendedorismo jovem é proposto em documento

Iniciativa é do vereador João Clemente (PSDB)

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) sugere a divulgação do Programa Identidade Jovem do Governo Federal – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e acerca da Pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro 2022”.

O parlamentar explica que o ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Segundo Clemente, a pesquisa é realizada a cada dois anos e a última edição recebeu respostas de mais de 5 mil jovens empreendedores, sendo que, em 2022, foram considerados os impactos da pandemia nos negócios.

Napoleão Selmi Dei recebe semáforos em cruzamento

Vereadora Filipa Brunelli (PT) havia solicitado instalação dos dispositivos à Prefeitura

Na quarta-feira (19), foi concluída a instalação de conjunto semafórico no entroncamento formado pelas avenidas Napoleão Selmi Dei e Vereador Mário Ananias, Marginal das Cruzes e Rua José Barbieri Neto. Em março de 2022, a vereadora Filipa Brunelli (PT) havia solicitado a instalação dos dispositivos à Prefeitura, a qual afirmou que o serviço seria realizado em parceria com novos empreendimentos próximos ao local.

O local também recebeu nova sinalização horizontal e vertical de trânsito, incluindo faixas de pedestres, de retenção e de parada exclusiva para motocicletas.

Inauguração de novas salas de aula de Emef no Laura Molina é questionada em documento

Vereadora Filipa Brunelli (PT) quer saber quando as salas estarão disponíveis para os alunos

Buscando informações sobre a inauguração das novas salas de aula das obras recém-concluídas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Vereador Edmilson de Nola Sá”, no Parque Residencial Laura Molina, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um requerimento à Prefeitura.

No documento, a parlamentar pergunta se há previsão para a inauguração das novas salas de aula da referida unidade escolar.

Serviços de trânsito e zeladoria são solicitados para região do Vale do Sol e Igaçaba

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) é autor das indicações

Buscando solução para problemas relatados por moradores da região do Vale do Sol e Igaçaba, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) cobrou do executivo o serviços de trânsito e zeladoria para os bairros.

O parlamentar apontou a necessidade de implementação de lombadas ao longo da Avenida Maria Isabel Lia Tedde Filpi. Requisitou ainda a pintura de sinalização asfáltica ao longo da Avenida Maria Isabel Lia Tedde Filpi e nas confluências com as ruas Pastor Deolindo Goncalves de Freitas, Luis Corbi, Joffre Rodrigues David, Maria Terezinha Castelo Branco Cruz, Ângelo de Capua, Joaquim de Arruda Campos e Lino Morganti.

Também foi solicitada a instalação de um sistema semafórico na rotatória da Avenida Professor Gustavo Fleury Chamillot, no cruzamento com a Avenida Antonio Honório Leal, e com as ruas Ettore Berti e José Palamone Lepre. Bianco indicou a limpeza e a revitalização do Bosque dos Amigos, localizado na Avenida Antonio Honório Leal, em confluência com a Rua Lino Morganti.

Curso sobre Direitos Humanos e Saúde Mental pode ser divulgado em Araraquara

Entendimento é do vereador João Clemente (PSDB)

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) sugerindo a publicização de curso sobre Direitos Humanos e Saúde Mental.

O parlamentar explica que o curso é oferecido pelo Governo Federal e que qualquer pessoa interessada na temática pode se inscrever para participar. Clemente acha necessário debater pautas da temática saúde mental para evitar situações de violação de direitos que envolvem essa questão.

Asfalto do Jardim das Palmeiras precisa de atenção

Vereadora Fabi Virgílio (PT) pediu serviço de tapa-buraco para o local

Os buracos têm causado transtornos ao tráfego de veículos, especialmente para motociclistas, na Avenida Rubens Botelho Falcão e na Rua Oscar Taparelli, no Jardim das Palmeiras. Por isso, a vereadora Fabi Virgílio (PT) fez uma indicação à Prefeitura, solicitando o serviço de “tapa-buraco” nas referidas vias do bairro.

Assistência para construção e reforma de habitação pode beneficiar famílias de baixa renda

Vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a criação de uma plataforma municipal

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) solicita estudos para a criação da Plataforma Municipal de Assistência Técnica Pública e Gratuita para projeto, construção e reforma de habitação de interesse social às famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade econômico-social e ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.