N/A

C-MORE e IPT firmam parceria inédita para metodologias de avaliação da Sustentabilidade Municipal

O conjunto de ferramentas consolidadas na plataforma utiliza informações de diversas bases públicas e organiza os dados permitindo que gestores públicos, investidores e a sociedade acompanhem a evolução das cidades

São Paulo, Dezembro de 2025 — O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), referência técnico-científica do Estado de São Paulo, e a C-MORE, plataforma líder em inteligência ESG, dados e transformação digital para governos e grandes organizações, anunciam parceria para avaliação de Sustentabilidade Municipal, o modelo que visa medir, comparar e acelerar a sustentabilidade dos municípios.
 

A iniciativa une o rigor metodológico, a credibilidade científica e a capacidade de pesquisa aplicada do IPT à tecnologia avançada de dados, inteligência artificial e sensoriamento remoto da C-MORE, resultando em um sistema único, transparente e 100% auditável.
 

O sistema consolida mais de 120 indicadores oficiais, geoespaciais e climáticos, organizados em sete pilares essenciais: meio ambiente, clima e resiliência, sociedade, economia, governança, capital natural e transformação digital. Além disso, estabelece informações de diversas bases públicas e organiza os dados, combinando informações a modelos proprietários de IA e imagens de satélite de alta resolução, e permitindo que gestores públicos, investidores e a sociedade acompanhem a evolução das cidades ao longo do tempo e em comparação com outras localidades.
 

Segundo Levi Pompermayer Machado, diretor de Ambientes Inovadores e Inteligência de Mercado do IPT e um dos líderes técnicos da iniciativa: “O Brasil segue um caminho importante com um modelo inovador e robusto para avaliação da sustentabilidade municipal, comparável e baseado em ciência aplicada. Ele traz racionalidade técnica à gestão pública e permite que os municípios evoluam com precisão e velocidade“.
 

Atualmente, o país enfrenta um desafio relevante: há abundância de dados, porém eles seguem dispersos, fragmentados e pouco comparáveis entre municípios. “Com a metodologia e a ferramenta, criamos uma régua única, transparente e moderna para medir sustentabilidade“, explica Fabiano de Albuquerque Moraes, diretor de Desenvolvimento e Administração do IPT.
 

A plataforma da C-MORE transforma a sustentabilidade municipal em ação prática ao gerar automaticamente diagnósticos completos, mapas de risco climático e socioambiental, scorecards por pilar, benchmarking regional e estadual, planos de ação priorizados e monitoramento contínuo.
 

Carolina Almeida Cruz, CEO da C-MORE, reforça o impacto da iniciativa: “Estamos democratizando o acesso a dados estratégicos. A iniciativa coloca municípios grandes e pequenos no mesmo mapa, com clareza, equidade e rigor científico. É uma ferramenta que transforma gestão pública em gestão inteligente“.
 

A parceria também representa um marco para o IPT, ampliando seu alcance em inovação pública, ciência aplicada e soluções de impacto. Ricardo Costa, gerente de ESG do IPT, destaca: “A colaboração com a C-MORE abre portas e oportunidades importantes para expandirmos ainda mais a atuação do IPT no mercado. A C-MORE poderá contar com toda a nossa expertise técnica e com o nosso centro de pesquisa para aprimorar continuamente sua proposta de valor e ampliar o impacto dessa transformação”.
 

Com alto grau de automação, metodologia padronizada e auditoria integral, criamos uma base inédita para aplicações como ICMS Verde no Estado de São Paulo; programas estaduais de sustentabilidade e resiliência; direcionamento técnico de investimentos públicos; e captação estruturada de recursos climáticos junto a instituições como BID, BNDES, IFC e fundos globais.
 

Para André Veneziani, VP Comercial LATAM da C-MORE: “Trata-se de uma plataforma de transformação. Ele permite que o Estado identifique vulnerabilidades, direcione investimentos, premie boas práticas e acelere a agenda climática com justiça e transparência“.

SOBRE O IPT

Com mais de 125 anos de história, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é referência nacional em engenharia, ciência aplicada, meio ambiente, clima, risco, inovação e apoio técnico a políticas públicas, que atende a governos e à iniciativa privada.
 

SOBRE A C-MORE

A C-MORE é uma plataforma integrada com sede em Portugal e filiais em diversos países, atuando há mais de 4 anos com inteligência ESG, dados, IA e transformação digital, utilizada por governos, instituições financeiras e grandes empresas para gestão de sustentabilidade, riscos climáticos e cadeias de valor. Atuando em múltiplos países, a empresa acelera a transição para modelos de gestão baseados em evidências, transparência e impacto.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já entrega resultados concretos, aponta GALUNION

 Obras da PPP Novas Escolas avançam e 14 unidades superam 45% de execução

DataFolha: 7 em cada 10 brasileiros rejeitam transferência dos serviços dos Cartórios

C-MORE e IPT firmam parceria inédita para metodologias de avaliação da Sustentabilidade Municipal

Recaídas aumentam até 20% no fim do ano, aponta relatório global

CATEGORIAS