A cervejaria InBev, resultado da fusão da belga Interbrew com a brasileira AmBev, anunciou hoje que vai transformar a marca brasileira Brahma em um produto global.
A cerveja brasileira, que já tem participação de mercado significativa em outros países da América Latina, passará a ser comercializada em mais 15 países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Rússia, Ucrânia, França, Espanha, Malta, Chipre, Itália, Espanha, Bélgica, Portugal, Luxemburgo e Holanda.
Para analistas do setor, o lançamento representa o primeiro sinal visível de cooperação entre a Interbrew e a AmBev, que anunciaram a fusão de seus negócios no ano pasado, criando a segunda maior cervejaria do mundo em faturamento e a maior em volume de vendas.
Até agora, as outras duas marcas mundiais da InBev eram de propriedade da antiga Interbrew: a belga Stella Artois e a alemã Beck’s.
“O lançamento global [da Brahma] alavanca nossa força e alcance como maior cervejaria do mundo [em volume vendido] e mostra nosso objetivo de sermos também a melhor do mundo”, afirmou o chefe-executivo da InBev, John Brock.
A Brahma será promovida mundialmente com campanhas que vão relacioná-la com o “estilo apaixonado e despreocupado das praias brasileiras”. Com isso, a cerveja deverá brigar no mercado com as bem-sucedidas cervejas mexicanas Corona e Sol.
A Brahma começará a ser vendida como marca global no próximo mês. A InBev espera já estar comercializando a cerveja ao redor do mundo até o final do ano.
Desde o ano passado, a cervejaria já cogitava lançar a marca mundialmente.
Com sede em Leuven (Bélgica), a InBev registrou no ano passado lucro de 719 milhões de euros (R$ 2,580 bilhões). Já o volume de vendas da empresa cresceu 57%, para 153,7 milhões de hectolitros, devido principalmente à fusão da cervejaria belga com a brasileira.