Uma boa opção de lazer nestas férias é uma visita ao Parque Ecológico do Basalto, mantido desde o ano passado pela Uniara.
Localizado entre os bairros Jd. Pinheiros e Parque Residencial São Paulo, fica aberto todos os dias das 10 às 18 horas.
O acesso é fácil: após seguir pela Avenida Francisco Vaz Filho e pegar à direita no balão da Av. São João com Rua Sebastião L. da Cruz, basta ir até o final do asfalto e andar 100 metros em estrada de terra.
Entre os atrativos estão paredões de rocha basalto, com colunas em forma de prismas, originadas do resfriamento dos derrames de lavas ocorridos há mais de 120 milhões de ano; o salto do córrego do Pinheirinho e sua travessia pelo piso inferior do parque; ecossistemas dos paredões e das áreas alagadas; trilhas para observações de árvores e acessos a mirantes dos saltos.
Com uma área de 65 mil m2, o Parque apresenta valor científico, educativo e estético, tendo suas potencialidades em recursos naturais aproveitadas tanto para o turismo quanto para programas pedagógicos, de lazer e de cultura, além de estudos.