Mostra tem visitação gratuita ao longo do mês de fevereiro
A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, ao longo do mês de fevereiro, a exposição “Do desenho ao RPG”, que apresenta o percurso criativo de Luigi, jovem artista que vem desenvolvendo e ampliando suas habilidades artísticas ao longo da vida. Nos últimos dois anos, esse processo foi intensificado por meio de atividades realizadas no ateliê artístico Arteterapia, coordenado por Roberta Bergamasco Diniz.
A mostra reúne desenhos e outros trabalhos que evidenciam um processo contínuo de experimentação e expansão de linguagens visuais e artísticas, incluindo técnicas como a costura. Inicialmente mais reservado, Luigi passou a utilizar a arte como uma importante forma de expressão, compartilhando ideias, sentimentos e percepções por meio de suas criações. Esse percurso artístico contribuiu significativamente para o fortalecimento de sua autonomia expressiva e para o desenvolvimento de novas competências.
Com curadoria de Roberta Bergamasco Diniz, a exposição tem como objetivo dar visibilidade ao potencial criativo de pessoas no espectro autista, promovendo reconhecimento, inclusão e valorização de suas produções. Ao apresentar o trabalho de um artista tão jovem, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre diversidade, acessibilidade cultural e o papel da arte como ferramenta de comunicação e pertencimento social.
A exposição “Do desenho ao RPG” está aberta à visitação gratuita ao longo do mês de fevereiro, no Piso 2 da BCo. As visitas podem ser realizadas no horário especial de funcionamento da Biblioteca durante o recesso acadêmico, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Mais informações, dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail acaocultural.bco@ufscar.br.