Atividades pedagógicas são essenciais durante férias escolares

Pais e/ou responsáveis precisam equilibrar lazer com educação contínua

Durante as férias escolares, é importante que as crianças continuem aprendendo temáticas educativas de maneira divertida e envolvente. O momento é oportuno para incentivar a melhora da fluência, expandir o vocabulário e estimular a imaginação. Nesse caso, as práticas pedagógicas podem ajudar a manter o ritmo de aprendizagem, despertar a curiosidade e contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades.

Arthur Lux, coordenador do curso de Pedagogia da UNINASSAU Caxangá, explica como os familiares das crianças podem dar continuidade ao aprendizado delas em casa durante as férias. “É importante complementar as atividades aproveitando, por exemplo, recursos on-line, como cursos gratuitos, aplicativos educativos e vídeos instrutivos. Incluir a criação de ambientes e momentos propícios aos estudos, reservando um tempo diário para leitura em família, jogos educativos e debates sobre temas interessantes, são ótimas soluções”.

Isso não apenas prepara as crianças para o retorno às aulas, mas também promove o desenvolvimento integral e o interesse pelo conhecimento. Sobre as rotinas de estudos durante as férias, é importante garantir a continuidade do ensino, mas sem exageros. “É essencial equilibrar com o tempo de lazer, permitindo que os pequenos descansem, se divirtam e explorem seus interesses pessoais. Pais e/ou responsáveis podem definir horários flexíveis, alternando períodos de aprendizado com atividades recreativas e permitindo tempo para relaxamento”, conclui.

Imagem: Freepik

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras de reforma e ampliação do CER do Selmi Dei I  

“Prefeitura nos Bairros”: confira o total atualizado de serviços realizados na edição 2024

Execução do plano de recapeamento que vai atender 40 bairros segue no Melhado

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

CATEGORIAS