Os diretores da Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia homenagearam o saudoso arquiteto Nelson Barbieri, nesta semana, em cerimônia de inauguração de um espaço sócio-cultural na sede da tradicional entidade. Denominada “Arquiteto Nelson Barbieri” a sala receberá eventos e exposições de abordagem da área tecnológica.
A cerimônia contou com a presença da sempre companheira Maria Ruth Fortes Barbieri; do filho-deputado federal Marcelo Barbieri; familiares; amigos; profissionais da classe; antigos funcionários da Construtora Nelson Barbieri, Marcelo de Oliveira, gerente de inspeção local; vereadores Deodata do Amaral e Elias Chediek Neto; Vicente Malzoni Neto, presidente da Associação de Engenharia de Matão; Roberto Carlos Lúcia, engenheiro da Inepar; Walter Logatti Filho, diretor das Faculdades Integradas Logatti, dentre outros convidados.
O presidente do Crea-SP, José Eduardo de Paula Alonso, inicialmente deu a palavra ao presidente da Associação, Antonio Luis Roçafa. Afirmou que a diretoria vinha adiando a remodelagem da sala mas, finalmente, estava inaugurando um espaço de extrema importância para a classe e município.
Unanimidade
“A escolha do nome a ser homenageado foi simples, pois, sabemos o quanto Nelson Barbieri trabalhou em nome de nossa classe e se envolveu com projetos que só nos fazem sentir orgulho”, disse.
Marcelo Barbieri ressaltou que seu pai ficaria honrado em receber a homenagem, especialmente por ter um carinho muito grande pela Associação. “Ele era um entusiasta e queria a união da categoria. Foi um defensor da questão ética da profissão e lutava pela descentralização. Sempre procurou auxiliar entidades e hospitais da cidade, pois achava que precisa haver na sociedade um espírito de voluntariado”, declarou.
Emoção
Maria Ruth disse que se sentia emocionada com a lembrança da diretoria, principalmente porque “Nelson sempre gostou e freqüentou muito esta Associação”.
Vida
Nascido em 19 de agosto de 1925, Nelson Barbieri depois de freqüentar o Colégio Progresso foi estudar na Faculdade Nacional de Arquitetura em 1945 e se formou em 1949, ano em que fez uma exposição em Paris, juntamente com colegas.
No ano seguinte, o Arquiteto Nelson voltou a Araraquara e começou a trabalhar no Departamento de Engenharia da Casa Barbieri. Em 1951, casou-se com Maria Ruth, com quem teve os filhos: Nelson, Marcelo, Cecília, Renato e Estela.
Ano mais tarde, em 1961, fundou a Construtora Nelson Barbieri, vindo a falecer em 14 de setembro de 1974.
Além de conselheiro do Crea-SP, foi presidente da Associação em 1979 e do Rotary Club Araraquara.
Serviço
Objetivando interagir com a comunidade, o espaço cultural está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, à Rua João Gurgel, 1881, próximo da Escola Senac.