N/A

Araraquara conquista 2º lugar em premiação estadual

Horta desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Penitenciária une ressocialização de internos à produção de alimentos saudáveis e é destaque no Prêmio Josué de Castro; espaço já produziu este ano mais de 18 toneladas de hortaliças e beneficiou mais de 4.500 pessoas

O projeto “Ações que Alimentam e Libertam – Cultivando um Futuro Sustentável”, desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara em parceria com a Penitenciária Dr. Sebastião Martins Silveira, conquistou o 2º lugar no Prêmio Josué de Castro, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa foi reconhecida na categoria Programas ou Projetos de Políticas Públicas, por seu impacto na inclusão produtiva, combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional.

Instalada em uma área de 3.600 m² dentro do estabelecimento penal, a horta já produziu este ano mais de 18 toneladas de alimentos graças à parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento com a Penitenciária Regional de Araraquara.

As hortaliças cultivadas pelos reeducandos — sem o uso de agrotóxicos — são destinadas a 42 entidades socioassistenciais por meio do Banco Municipal de Alimentos, beneficiando mais de 4.500 pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além de garantir o fornecimento de produtos frescos para a população, a iniciativa promove a ressocialização dos internos, que recebem capacitação técnica, remissão de pena e a possibilidade de reinserção social e econômica após o cumprimento da condenação.

Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Henrique de Souza Freitas, o reconhecimento estadual reforça a importância de políticas públicas que unem justiça social, sustentabilidade e segurança alimentar. “Esse projeto mostra que a reintegração social pode caminhar lado a lado com a luta contra a fome, valorizando cada pessoa como agente de transformação. O resultado é ainda mais gratificante com o salto na produção da horta, que passou de 4.467,10 quilos em 2024 para 18.827,20 quilos em 2025 até setembro”, destaca Freitas.

O Prêmio Josué de Castro, instituído pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, busca valorizar experiências que formulam soluções concretas no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar, homenageando iniciativas que podem servir de modelo para outros municípios.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araraquara

Araraquara conquista 2º lugar em premiação estadual

Prefeitura realiza segunda campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos de 2025

“Seresteiros cantam Vinicius de Moraes” é destaque na “Música e Poesia” do Esquenta FliSol

FliSolzinha realiza “Conhecendo a Biblioteca” nesta terça-feira (14)

CATEGORIAS