Colaborador: Bruno Sanches Bosso Munhoz
THE ELETRIC STATE
Lançado em 2025 pela Netflix para maiores de 12 anos, esse filme conta a história não de um futuro distante, mas de um passado em que tudo foi diferente, onde a guerra não foi travada entre capitalismo e socialismo, mas sim entre humanidade e robôs. Com um elenco de peso compondo e um enredo que atrai pessoas de qualquer idade, além de uma maravilhosa animação para os robôs e das cenas de ação.
Cansados de serem apenas trabalhadores, sem respeito pela sociedade, e sendo forçados a realizarem apenas trabalhos que os humanos não queriam sem dignidade, os robôs se uniram para pedir direitos e sua liberdade do domínio humano. Até que uma guerra entre os dois lados estoura, com os robôs levando a vantagem desde o início. E a guerra muda quando uma empresa chamada Sentre, liderada pelo visionário Ethan Skate (Stanley Tucci), cria carcaças de robôs para serem utilizadas por apenas metade do cérebro humano, enquanto a outra poderia estar relaxando em algum lugar no ciberespaço. Com isso, a humanidade conseguiu vencer os robôs e os mandaram para um quadrante no meio do Texas onde poderiam viver em paz, isolados da sociedade. Porém, como toda guerra há perdas, algumas perdas geram os heróis que irão vencê-la.
“The Eletric State” continua a saga de filmes com batalhas entre humanos e robôs, porém – diferente dos habituais em que o motivo da guerra é matar a ameaça humana a fim de salvar a Terra – neste filme os robôs querem ser apenas livres, tendo seus direitos e deveres, participando da sociedade. E só de ter essa motivação já é um diferencial para o filme, que ganha pontos pelo roteiro e história dos personagens, ambientação em um mundo pós-guerra, em que mesmo os humanos tendo ganhado, ainda sim parecia que haviam sido evaporados da Terra. E, no final, o filme deixa uma bela mensagem sobre a valorização das relações físicas, deixando as redes sociais e os aparelhos tecnológicos de lado e dando atenção para os amigos e familiares que estão a sua volta. O mundo não é apenas uma tela de 6 polegadas, ele é imenso, maravilhoso, lindo e vivo, que vai te proporcionar aventuras incríveis que nem os melhores roteiristas poderiam escrever.
Por fim, indico esse filme aos frequentes usuários de redes sociais, celulares e computadores, e para toda a família também. “The eletric state” é um bom filme. Nota: 8/10. Obrigado.
Foto: Internet