Após aprovação das contas pelo Conselho e pela Câmara Municipal, em audiência pública, o Departamento de Saúde de Américo Brasiliense traça metas para melhorar a capacitação do quadro de funcionários e desenvolver projetos voltados ações preventivas.
Segundo a diretora municipal de Saúde, Norma Pinheiro Franco Severo, a qualidade dos serviços oferecidos à população equiparam-se aos cidades de médio e grande porte.
A diretora afirma ainda que está sendo aprovado um plano de assistência em ações de prevenção a doenças como AIDS e DSTs. “Temos que desenvolver campanhas para diminuir a transmissão vertical da AIDS, que acontece de mãe para o filho”, diz Norma Severo.
Com mais de 200 funcionários trabalhando na área de saúde municipal – UBS “Dr. Cássio Moraes Alves”, UBS “Dr. José Nigro Neto” e o Centro de Zoonoses – uma das principais metas a serem cumpridas pelo município, no próximo ano, será a capacitação dos funcionários. Eles participarão de cursos de motivação e de relacionamento profissional, para a melhoria no atendimento.
Amamentação
A diretora falou ainda da a Campanha da Amamentação, cuja finalidade é orientar as gestantes que fazerem o pré-natal, através de folhetos explicativos e palestras com recursos audiovisuais.
“Realizamos palestras na escola Dr. Alberto Alves Rollo. O intuito é mobilizar o adolescente na confecção de cartazes, que serão fixados em pontos estratégicos da cidade”, comentou.
Na opinião de Norma, outro ponto positivo da campanha é que os adolescentes são multiplicadores e podem ajudar na conscientização sobre a importância das mães estarem amamentando seus filhos nos primeiros meses de vida.