O sucesso da festa, preparada para a comemoração da grata efeméride, está na dependência de apenas um detalhe: a presença da família ameriliense.
A comemoração cívica, com muitas e boas bandas, e o show desta noite de sábado (20), vão agradar o grande público. É a última comemoração de emancipação político-administrativa, neste período de 8 anos, com a marca estampada exemplar e eficientemente por Cleide Berti Ginato. A então vereadora, elegante e inteligente, que soube imprimir um ritmo de trabalho solidário e determinado no Executivo. Como está registrado, à página 3, só a Furp serviria para justificar o seu mandato. Mas, Cleide Berti, com apoio do vice Divaldo e vereadores, fez muito mais. A história saberá contabilizar os efeitos dessa empreitada política, cheia de muito amor e dedicação ampla e irrestrita. Por isso, a prefeita notável que é evidenciada em todos os encontros políticos no Estado de São Paulo.
Projeto viário
Um dos grandes projetos de Américo Brasiliense é a concretização da reformulação do sistema de sinalização de trânsito, desenvolvido pelo Eng. Coca Ferraz.
Na semana passada, a prefeita Cleide Berti Ginato (PTB) e o vice Divaldo de Camargo Pereira (PFL), juntos com Coca, estiveram na Câmara Municipal apresentando o projeto aos vereadores.
“Esta é uma necessidade do setor de urbanização e de trânsito da cidade. O projeto vai remodelar a via pública e propiciar melhoria no fluxo de veículos”, afirma a prefeita Cleide.
A preocupação do Poder Legislativo com o trânsito se reflete em requerimentos apresentados nos últimos meses. “Esperamos que o projeto viário resolva a maioria desses problemas. Quem sai ganhando com certeza é a população”, afirma Divaldo.
OAB inaugura Casa do Advogado
Na quarta-feira (16), foi inaugurada a Casa do Advogado III em Américo Brasiliense, à rua Dom Pedro II, 195.
Segundo o presidente da 5ª Subsecção da OAB-Araraquara, Jamil Gonçalves do Nascimento, uma das finalidades da Casa será a de aliviar o serviço de triagem de pessoas carentes que procuram a representação de advogado na justiça gratuita. Hoje, esse serviço é realizado no Fórum da cidade.
O presidente Jamil afirma que o atendimento à população vai ser feito gratuitamente, com respaldo da Procuradoria do Estado.
Para o diretor-financeiro, Luiz Carlos Tramonte, a entidade vai ser um órgão de assistência jurídica de plantão. “Além de orientar as pessoas nos processos judiciais encaminhando-as aos órgãos competentes, a Casa do Advogado tem a finalidade de agilizar e facilitar os serviços jurídicos que o Estado oferece aos cidadãos através de sua Procuradoria”, informa.
Para Cleide Berti Ginato, a Casa dos Advogados será uma parceira do Fórum de Américo. “A cada dia nos deparamos com um novo problema, com uma nova realidade. Então, é uma obrigação do Poder Executivo, como também do Legislativo, apoiar a OAB. Ela vai exercer um papel social importante em nosso município”, ressalta.
Festa dos 150 anos
A história de Américo Brasiliense será retratada, neste sábado (20), por ato cívico a partir das 19h. Faz parte das comemorações do 39º aniversário de emancipação político-administrativa.
O ato cívico vai abordar a história da cidade, com o tema “Nascemos há 150 anos”. Vão participar 12 carros alegóricos puxados por 11 bandas marciais. Os carros irão abordar os momentos da história, na seguinte ordem: o primeiro carro: Início do povoamento; o segundo, a Ferrovia e a chegada dos imigrantes; o terceiro, Ouro negro – o café dá início à economia do povoado; o quarto, 1921 – imigrantes italianos fundam o Americano FC (o esporte presente na formação ontem e hoje); o quinto, 1922 – somos distrito, a cultura invade com o Theatro Apollo e o cinema; sexto, A crise do café origina uma nova economia (a cana-de-açúcar em 1947); sétimo, 1964 – o plebiscito e a vitória do Sim; oitavo, 1965 – A nova era com emancipação político-administrativa. Nasce a Cidade Doçura; nono, Educação – água, fonte de vida; décimo, Instalação da UBS “Dr. José Nigro Neto”; décimo primeiro, Solidariedade – entidades unidas em prol do social; décimo segundo, A mulher ameriliense e a conquista de espaço na sociedade.
Bandas participantes
Banda do 13º Batalhão da Polícia Militar; Banda Marcial Municipal de Serrana; Banda Marcial Olávio Felipe, do Fundo Social de Araraquara; Banda Marcial Municipal Anselmo Michelutti, de Santa Lúcia; Banda Musical de Boa Esperança do Sul; Banda Marcial de Pradópolis; Banda Marcial de Trabiju; Banda Faber Castell, de São Carlos; Banda Marcial Alberto Azzolino, de Gavião Peixoto; Corporação Musical Mário Cavallari, de Américo Brasiliense; e, Banda Musical da Faculdade São Luiz, de Jaboticabal.