A Agência de Estatísticas da Uniara, Unidata, formada por alunos estagiários do curso de Engenharia da Produção desenvolveu, durante todo o ano passado, pesquisas internas para o Centro Universitário. Em 2004, a intenção é expandir a atuação para trabalhos externos, firmando-se como um projeto de extensão e prestando serviços à comunidade.
O coordenador da Agência, professor Aquiles Fiamengue Neto, explica que a Unidata está habilitada para realizar pesquisas eleitorais, pesquisas para identificar a satisfação dos clientes, para detectar o perfil do consumo e para avaliar o clima organizacional, isto é, a satisfação dos funcionários. “Também podemos realizar qualquer tipo de pesquisa que nos for solicitado”, diz.
Durante o primeiro ano de atuação – a fundação foi em março de 2003 – a Unidata desenvolveu as seguintes pesquisas: perfil de utilização de computadores e internet pelos alunos da Uniara, satisfação dos freqüentadores da Feira de Cursos (FEC) da instituição e avaliação institucional de 2003, entre outras.
A pesquisa sobre o perfil da utilização de computadores e internet pelos alunos da Uniara, por exemplo, foi solicitada tendo em vista a possível implantação do método de ensino à distância pela instituição, e revelou os seguintes dados: 90% dos cerca de 500 alunos de diversos cursos possuem acesso ao computador fora da Uniara e, desses, 95% possuem acesso à internet. O tipo de acesso predominante é o discado, correspondendo a 78% do total, mas o uso de banda larga é significativo, correspondendo a 22%. Outras informações apuradas foram que 40% dos alunos se utilizam da internet por mais de 4 horas semanais e 66% dos entrevistados consideram a internet como um meio eficaz para participar de um curso.
Serviço
Para solicitar os serviços prestados pela Unidata ou para mais informações, falar com o coordenador do curso de Engenharia da Produção, Cláudio Piratelli, pelo telefone (16) 201-7147.