Alunos do Chicão vão à Biblioteca

Alunos da Escola Francisco Pedro Monteiro da Silva estarão visitando a Biblioteca Municipal Infantil “Monteiro Lobato” durante este mês.

Nessa semana, crianças de quatro classes foram conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Monteiro Lobato, inclusive assistindo um documentário sobre o escritor.

A coordenadora pedagógica Cláudia Carnicelli Spadaccini explica que as visitas são monitoradas e estão acontecendo dentro da programação especial em comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil. “Esse será um mês em que intensificaremos nosso trabalho de incentivo à leitura. Ao levarmos as crianças à Biblioteca, possibilitamos que não só conheçam o espaço como criem um vínculo com ele. É importante que saibam que além de emprestar livros da biblioteca da escola podem freqüentar e retirar livros na Municipal”, frisa.

Cláudia afirma que parte da comunidade escolar já está envolvida na organização da campanha Tempo de Leitura – Vamos Fazer do Brasil um País de Leitores, instituída pelo governo federal. “A campanha acontecerá de 18 a 25 de abril. Como no ano passado, pais e filhos estarão participando juntos de ações voltadas à leitura dentro da escola”, antecipa.

Hábito

Na opinião da coordenadora, formar leitores é um desafio que faz parte dos objetivos da escola. “A proposta é fazar a criança ler, escrever e contar. Esse desafio é universal. Embora muita gente tenha dito que o advento do computador iria ‘acabar com os livros’, sabemos que isso não vai acontecer. O próprio Bill Gates disse que antes de dar o computador para os filhos, ele deu livros”, destacou.

Nesse trabalho diário de incentivo à leitura, um dos problemas enfrentados pelos professores é a falta de livros dentro de casa. “São muitas as crianças que não têm livros paradidáticos para ler no ambiente doméstico. Além disso, muitos pais sequer conhecem a biblioteca de sua cidade ou não impulsionam os filhos ao hábito da leitura”, diz Cláudia.

Também por essa razão, a coordenadora destaca o projeto de leitura desenvolvido por professores da Francisco Pedro Monteiro da Silva, através do qual os alunos freqüentam a biblioteca escolar e levam livros para casa. “Ainda mantemos obras dentro das salas de aula, no que chamamos de canto da leitura. Assim, quando termina suas atividades antes dos colegas, o aluno pode pegar um livro e preencher o tempo dando asas à imaginação”.

Cláudia fala ainda sobre o “Momento Cultural”, realizado na escola todas às segundas-feiras: “Nele, os alunos participam do hasteamento da bandeira, cantam o Hino Nacional e o Hino de Araraquara”, além de apresentar trabalhos artísticos.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Padre Nelson celebra 33 anos de vida sacerdotal

Via Expressa: obras seguem com alargamento do córrego do Ouro e recuperação da tubulação do Servidão

Show neste domingo no Sesc Araraquara

Brinca’ki neste final de semana no Sesc Araraquara

CATEGORIAS