Nutricionista da Lowçucar reforça que mesmo com a condição, é possível manter uma vida saudável e equilibrada
No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Idealizada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle da doença, que já afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano a campanha global que ocorre ao longo de todo o mês de novembro tem como tema: “Educação e Prevenção: o caminho para um futuro sem complicações”
De acordo com dados da IDF, publicados no Atlas Global da Diabetes 2025, o Brasil ocupa hoje o 6º lugar mundial em número de casos com 16,6 milhões de pessoas vivendo com a doença. Os números mostram que o país registrou um aumento de 5,7% em apenas quatro anos. Diante deste cenário, entidades de saúde, órgãos governamentais e empresas dos mais variados setores que vão desde atividades esportivas a alimentação, aproveitam a ocasião para promover ações de prevenção e conscientização.
Atenta a essa realidade, a Lowçucar, que é referência em produtos sem adição de açúcares, reforça seu compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar de quem precisa, ou escolhe reduzir o consumo de açúcar no dia a dia. A marca acredita que uma alimentação equilibrada pode ser saborosa e inclusiva, contribuindo para o controle do diabetes e para hábitos mais conscientes.
“Mais do que oferecer produtos sem açúcar, queremos inspirar as pessoas a fazerem escolhas que transformem sua relação com a alimentação. O Dia Mundial do Diabetes é um lembrete de que informação, prevenção e cuidado caminham juntos”, afirma Geovanna Orlando, nutricionista da Lowçucar.
O diabetes mellitus é caracterizado pela elevação dos níveis de glicose no sangue, que ocorre devido à falta de insulina ou à incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A profissional de nutrição reforça que a doença, quando não controlada, pode causar complicações graves como problemas cardiovasculares, renal e de visão.
“O controle do diabetes começa pela informação. Entender os sinais de alerta e manter um acompanhamento médico adequado, são cruciais para evitar complicações e ter qualidade de vida. Mas vale reforçar que o diagnóstico de diabetes não precisa ser uma sentença de privações, já que hoje em dia a variedade e qualidade de produtos zero açúcar é grande”, completa Geovanna.
Aumento da incidência da doença impulsiona crescimento do mercado de adoçantes
Com o aumento da incidência de diabetes e outras doenças relacionadas ao estilo de vida, como a obesidade, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde e tentam limitar a ingestão de açúcar, optando por alternativas que oferecem doçura sem adicionar calorias. Por consequência isso tem contribuído para o crescimento do mercado dos adoçantes artificiais.
De 2020 a 2025, o mercado registrou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,8%. Já neste ano de 2025 a perspectiva é que o mercado global de adoçantes artificiais atinja o valor de US$ 10,5 bilhões. E a projeção para os próximos 10 anos (entre 2025 e 2035) é de uma CAGR de 2,9%, resultando em um valor estimado de US$ 15,2 bilhões.
(Pipah Comunicação)