A pele tem um grande papel em nossa vida

A Doutora Ione da Graça Malavolta, conceituada dermatologista, foi indicada pela colaboradora Sarah Coelho como destaque neste campo. A pele é fundamental e guarda características que serão sublinhadas nesta entrevista. Confira:

JA – Como manter a pele hidratada?

Pequenas orientações são adequadas: banhos econômicos (não quente, não demorado e sem muito sabão na pele). Os hidratantes, usados de maneira disciplinada com a pele ligeiramente úmida, vai deixá-la bastante confortável.

Em relação às heranças familiares, como se define a pele?

O fator genético é determinante nos fotótipos, que são enumerados de I a VI – sendo que os Tipo I: são os indivíduos de pele clara, olhos azuis, muito sensíveis, isto é, que se queimam, nunca bronzeiam quando expostos ao Sol.

O Sol é o maior inimigo?

Não diria um inimigo, mas, temos que levá-lo muito a sério, uma vez que ele é o maior responsável pelo foto-envelhecimento e envelhecimento precoce.

Quais os principais fatores que envelhecem a pele?

Vários são os fatores que causam o envelhecimento cutâneo. Leva-se em conta os fatores genéticos, a exposição ao Sol principalmente no período de até 20 anos de idade. Outro fator importante é o cigarro.

Quais as doenças mais comuns?

As doenças cutâneas causadas pelos danos solares são inúmeras: desde uma simples mancha em áreas mais expostas, a melanose solar até o câncer de pele.

Orientação para tomar sol corretamente?

Os maiores danos causados pelo UV ocorre na faixa de até 20 anos. Temos que adotar o uso disciplinado de fotoprotetores. O sol em horário das 10 às 15h é inadequado. Proteção no lazer como chapéu, óculos escuros e roupas também favorecem uma boa proteção.

E para os nossos jovens?

A conscientização de que o sol que você se expõe hoje vai danificar sua pele e os efeitos aparecerão mais tardiamente. Portanto, proteja-se.

Filtro solar 30, 60 tem realmente diferença?

As diferenças entre Fatores de Proteção Solar – 30 e FPS 60, existem, porém não como se possa imaginar que o FPS 60 proteje o dobro.

A pele oleosa leva vantagens sobre as secas?

Uma das vantagens sobre a pele seca é que a oleosa tende a ter rugas e sulcos menos acentuados.

Como se dá a sua atualização profissional?

Tento reciclar freqüentando Jornadas, Workshop e congressos.

Os homens também correm risco de câncer de pele?

Sem dúvida sim. E quanto maior a exposição, maior a chance.

Mensagem…

Agradeço a Deus por me dar saúde e estímulo para continuar fazendo uma medicina digna e sensata visando ajudar os que precisam de mim e, conseqüentemente, encontrando a felicidade de servir.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação SP investe em tutoria contra defasagem no aprendizado de português e matemática

Santa Casa divulga balanço referente ao Programa Saúde Cidadã

Confira as feiras de artesãos e empreendedores do final de semana (28, 29 e 30 de junho)

Choro das Águas: banda Tapa na Pantera homenageia Raul Seixas neste domingo (30)

Serviço de oftalmologia da Santa Casa finaliza mutirão de exames de refração

CATEGORIAS