N/A

A nobre tarefa de ampliar a cultura

Célia Regina Longobardo, Bibliotecária/Coordenadora Administrativa da Biblioteca Pública Municipal “Mário de Andrade” foi indicada por Sarah Coelho Silva, a colaboradora especial do JA. A sua entrevista é um espelho para quem deseja uma lição de vida.

JA – Onde se formou?

C.R.L.- Sou formada em Biblioteconomia pela Fundação Educacional São Carlos, desde 1990.

Quais os passos para chegar à Biblioteca?

Em 1979 cursava o Ensino Profissionalizante de Enfermagem e, no mês de outubro daquele ano, ingressei na Biblioteca Municipal para executar a função de serviços gerais.

Ao longo dos anos fui assumindo funções mais específicas da Biblioteca e desenvolvi o interesse em aprofundar-me mais nesta área, fazendo a Faculdade de Biblioteconomia.

Qual o seu cargo?

Atualmente, exerço a Coordenadora Administrativa. A Biblioteca conta com uma equipe de 29 funcionários, direta e indiretamente prestando serviços à população.

Comente sobre a freqüência de usuários na Biblioteca.

Na Biblioteca há as seguintes seções:

Circulante – destinada a empréstimos de livros, com uma frequência diária de 125 usuários;

Sala de Leitura – espaço aberto, utilizado para leitura de jornais e revistas, com uma frequência diária de 120 usuários;

Sala de Pesquisa – destinada a pesquisa sobre vários assuntos e também para estudo individual ou em grupo, com uma frequência diária de 380 usuários;

Sala Acessa São Paulo – destinada à utilização da internet por todos os cidadãos. Esta Sala é uma parceria da Prefeitura de Araraquara e o Governo do Estado de São Paulo, com uma frequência diária de 85 usuários.

Fale sobre a Biblioteca Infantil.

A Biblioteca Municipal Infantil “Monteiro Lobato” foi criada pela lei municipal nº 126, artigo 29 de 19/04/1951 e recebeu este nome em homenagem ao grande escritor José Bento Monteiro Lobato.

Criada em 1951, teve seu funcionamento em prédio próprio a partir de 24 de outubro de 1977; conta com um acervo de 10.052 livros para empréstimos; 705 fascículos de gibis e 81 brinquedos pedagógicos a serem utilizados na própria Biblioteca.

Na Infantil há uma frequência diária de 102 usuários.

As crianças preferem que tipo de livro?

Os livros mais solicitados são os que contêm certo mistério, magia, aventura, tais como: “Os detetives do farol”, “Histórias de fantasmas”, “Clube do beijo”, “Histórias de detetives” e “Bruxa e fada”.

Como estão os jovens em relação à literatura?

Houve um aumento de jovens à procura de livros não só no período escolar, quando os professores pedem a leitura de determinado livro. O que noto é que as crianças, quando recebem o incentivo à leitura, passam a ser consumidores em busca de outros tipos de livros, levando-as a freqüentar a Biblioteca destinada a adultos.

Como é realizada a atualização de livros?

A atualização de livros é feita através de compra e doação. Para a aquisição, é feita uma listagem de livros através de catálogos de Editoras, jornais, revistas e indicação de leitores. As doações são muito freqüentes em nossa Biblioteca e os livros em duplicatas são destinados a outros estabelecimentos.

Você acha que o computador substituirá o livro?

Não. A informatização está muito avançada tendo sites que já oferecem alguns livros digitados, mas, tem muito a percorrer até que todos os livros estejam disponibilizados na internet. É muito bom sentarmos em nossa cadeira reclinável ou deitarmos na cama para lermos um ótimo livro, coisa que não se pode fazer com o computador.

Quando será e como participar do próximo Sarau?

O Sarau será retomado neste sábado (20), às 17 horas. Esta programação conta com declamação de poesias, música, teatro e hora do conto. Para participar, é só enviar poesias de autoria própria que serão exibidas no varal de poesias, a serem lidas ou levadas para casa.

Qual a sua mensagem?

Seja persistente e procure fazer o melhor de si em prol do seu próximo.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Cultura inicia inscrições para Oficinas Culturais Municipais

Prefeitura acompanha denúncia de racismo em escola e oferece suporte à família

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS