Maria Ursulina Ramalho (*)
Durante nossa vida desejamos encontrar a liberdade, pois ela é como o ar que respiramos. Em todas as épocas históricas da humanidade, o tema liberdade conduziu à reflexão pelos teóricos, filósofos e pedagogos.
No século XVIII, o filósofo e pedagogo Russeau afirmava "nascemos livres, porém por todo lado nos encontramos acorrentados".
Esta afirmação deve significar que a liberdade, dom natural, não se realiza sem: obediência, disciplina, respeito e limites.
Sabemos que a liberdade ou o livre arbítrio não garantem a autonomia total sobre a vida em geral, pois toda ação traz uma consequência.
Entretanto ao vermos nossos objetivos não alcançados podemos guiar a vontade para o caminho da aceitação.
Clamam tanto pela Educação para tornar o homem livre em suas opções, mas verdadeiramente ela não tem existido.
Tem-se observado durante as épocas o afrouxamento dos laços da moral, da justiça, da ética e da própria liberdade.
Assim sendo surgem comportamentos indesejáveis que somente a Educação pode sanar. A Educação sistemática desde o início deveria unir a sabedoria, que é o conhecimento, e a mudança comportamental para que não tenhamos no futuro adultos corruptos praticando o roubo descaradamente e prejudicando a sociedade.
(*) É Escritora e pedagoga.