A Cultura em Diálogo

"O princípio da educação é pregar com exemplo" (Turgot)

Bom dia. Nos dias de hoje, através da mídia, ouve-se falar sempre dos jovens de nossa época. Na maioria das vezes, dão destaque às drogas, à liberdade desregrada, às "baladas" até altas horas, ao porte de armas, às brigas, à violência contra pais e todas aquelas palavras negativas, que marcam e maculam a imagem do nosso futuro. Talvez, nós de uma geração anterior, que tivemos padrões de educação mais rígidos, não os aplicamos aos nossos filhos… Talvez… por esse motivo, hoje tenhamos de sofrer com tais situações.

Mas com certeza, ainda o número de jovens que nos dá orgulho é infinitamente maior. Neste espaço, destacarei três jovens promissores, bem criados, bem educados, que são e serão orgulho para o nosso país. Quem dera "aqueles" outros jovens pudessem seguir o mesmo exemplo. Se desejarem, ainda é tempo.

Apresento primeiramente Fábio Bellote Gomes, meu sobrinho. Mesmo que não o fosse, teria o mesmo orgulho em falar sobre ele. Com os seus pouco mais de vinte e cinco anos, lança o MANUAL DE DIREITO COMERCIAL.

A obra resulta da experiência acadêmica do autor, no magistério do Direito Comercial, aliada à sua experiência profissional no exercício da advocacia no meio empresarial, em São Paulo.

Elaborado de acordo com o novo Código Civil (Lei nº 10.406/2002) e com as recentes alterações introduzidas na Lei das Sociedades Anônimas pela Lei nº 10.303/2001, o livro aborda os principais pontos do programa de Direito Comercial adotado pelas faculdades de Direito.

A matéria, muitas vezes complexa e de difícil entendimento, é apresentada através de uma didática simples, voltada à sua correta definição e fixação, sendo por isso este Manual de Direito Comercial recomendado aos estudantes dos cursos de Direito e Administração de Empresas, bem como aos candidatos aos concursos públicos para ingresso nas carreiras jurídicas.

Fábio Bellote Gomes; graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).Professor na cadeira de Direito Comercial do Curso de Direito da Universidade Paulista (UNIP). Membro da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (OAB/SP) e colaborador do Centro de Estudo das Sociedades de Advogados (CESA). Integrou por vários anos o escritório Pinheiro Neto- Advogados, tendo ainda trabalhado com o ministro Flávio Bierrenbach (Supremo tribunal Militar- STM). É advogado de empresas em São Paulo, com atuação profissional voltada à área de Direito Comercial.

Parabéns Fábio, que você possa brilhar em sua carreira e em sua vida.

"Não estamos na Terra para manipular objetos, mas para viver encontros". (J.Y. Leloup)

Agora, reflitam com o pensamento de um outro jovem, Peri Eduardo Mauro, falando sobre a PAZ. PAZ essa que deve ser matéria prima dos relacionamentos humanos e tão relegada ao esquecimento, ao segundo plano.

Caminho da paz.

"Atualmente, é muito discutida a questão da paz mundial. Muitos desejam que ela se concretize, mas são poucos os que agem para ela acontecer. Para sua realização é preciso que algumas condições sejam atendidas, como: a diminuição da diferença social e do preconceito e que os governos dos países se transformem em modelos para suas populações.

A Noruega, primeira colocada em IDH, possui índice de violência extremamente

baixo. Isso ocorre devido à diferença entre as classes sociais serem pequenas, fazendo com que a relação, entre as pessoas dessa região, seja harmoniosa. Como todos os indivíduos possuem uma ótima qualidade de vida, o sentimento de respeito ao próximo se torna mais forte. Ninguém comete atos que prejudiquem outras pessoas, porque não há motivos, e essa situação ocorre devido ao sistema estar funcionando bem para todos.

Outro importante fator para promover a paz é a transformação da imagem dos governos. No Brasil, é muito comum que certos políticos cometam atos ilegais como: desvio de dinheiro, suborno e abuso do poder. Isso influencia de forma negativa a população que, massacrada pelo sistema, observa esses fatos como um incentivo a cometer atos que irão prejudicar a sociedade. Outro exemplo de país que deve mudar sua imagem: os Estados Unidos. Ora o país é a favor da guerra, ora a favor da paz. É necessário que eles escolham uma bandeira, e esperamos que seja a segunda.

Portanto, para obtermos paz mundial é preciso que muitas mudanças aconteçam. O caminho a ser seguido para conseguir essas transformações é longo. Se nos apoiarmos em imagens como a da Noruega, poderemos percorrê-lo com mais perseverança, otimismo e sucesso".

Peri, continue lendo e escrevendo. Eis o caminho do sucesso em sua caminhada. Parabéns pelo texto.

"A vida deve ser uma constante educação". (G. Flaubert)

Finalmente, o jovem Fernando Henrique Antoniolli Farache, dá seu enfoque político à realidade do nosso país e faz crítica à atitude do governo. Você não pode perder a belíssima argumentação, a ser publicada na próxima semana.

Graças a DEUS que ainda temos jovens com uma boa razão de viver.

Parabéns Fábio, Peri e Fernando. No dia de hoje, sinto-me mais plena e acreditando ainda que os jovens são o futuro do nosso país.

Você, meu jovem, que deseja ter uma matéria publicada em nossa coluna, envie para celp@terra.com.br

"Nós cremos em outros valores, outros fins, outras esperanças. Cremos na ciência de DEUS". (Santo Antônio)

Até a próxima semana.

Profª Teresinha Bellote Chaman

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS