A Cultura em Diálogo

"Os homens bons não morrem, ficam encantados para sempre".

(G.Rosa)

Bom dia. Araraquara, hoje (09/04/03 dia em que estou escrevendo minha coluna), amanheceu triste. Faleceu na noite de ontem, aos 77 anos, o padre redentorista Delcio Viess. Ele conviveu com nossa comunidade por 30 anos, tempo este em que fez amigos, ajudou muitas pessoas e tinha, como seu dom maior, ouvir todos aqueles que o procuravam. Padre Viess passou por nós como uma sombra de DEUS, calma, leve, apaziguadora, carinhosa, presente… sempre presente. Nos últimos tempos, tive o prazer de encontrar-me, quase que diariamente com Padre Viess, em suas caminhadas matinais.

– Bom dia, Padre Viess.

Bom dia, respondia ele.

Para mim, aquele dia já estava abençoado. Fique em PAZ, Padre Viess. Aliás, que bobagem… com certeza ele está na PAZ, ao lado de DEUS nosso pai, como sempre esteve.

Conforme o prometido, as respostas ao teste de português da semana passada.

Gostaria de agradecer todos os e-mails enviados, "brincando" com relação à dúvida na grafia da palavra pinguço. Houve até quem dissesse (Sr. Pedro Antônio Vila Harmonia) que… "o modo de grafar dependeria muito do estado etílico de quem fosse escrever".

Obrigada pela observação e mais ainda pela participação. Continuem enviando seus e-mails ou sugestões celp@terra.com.br – Aí estão as respostas da semana passada.

Resp 01 .: O Emanuel ele faz "belos" pratos.

O adequado é: O Emanuel faz "belos" pratos.

(O Emanuel = ele)

A menina ela envia e-mails ao namorado.

O adequado é: A menina envia e-mails ao namorado.

(A menina = ela)

Resp 02.: Na linguagem popular, diríamos que tal homem é um pinguço = que bebe muito, beberrão, cachaceiro. (DUP)

Resp 03.: A frase adequada é: Por que vocês não me chamaram?

Resp 04.: É claro que é preciso.

Agora, as dores acabaram. Acabaram as dores.

Resp 05.: Palavra inadequada (…fiquei meia embaraçada…).

O adequado é: …fiquei meio embaraçada… (meio = advérbio, está modificando a palavra embaraçada, e deve ser invariável = meio)

Ex.: Meio feliz

Meio contente

Meio embaraçada (mulher)

Meio embaraçado (homem)

Uma boa escola faz-se principalmente com bons professores, que acima da capacidade técnica, têm a vocação do amor pelos seus alunos.

Por perceber que essa é a tônica do trabalho da Coeducar, quero reproduzir em minha coluna a mensagem desta escola para os pais de seus alunos. Meu filho Pedro estuda nessa entidade. Está lá há pouco tempo e já sinto as mudanças positivas que vêm ocorrendo. Parabéns, Coeducar, pelos seus 10 anos. E que isso seja apenas o começo. Agradeço o texto enviado. Está sendo reproduzido na íntegra:

Coeducar em festa: 10 anos de cooperativa!

"São dez anos de Cooperativa e nove anos de escola.

Compartilhamos com grande emoção deste momento tão importante para os pais, familiares, professores e principalmente para os alunos.

A idéia de criar uma cooperativa de ensino, em Araraquara, partiu de Dáphinis Pestana Fernandes e Antônio Carlos de Mello Franco, que trouxeram como resultado de uma visita, em outubro de 1992, à recém criada Cooperativa Regional de Educação e Cultura de São José do Rio Preto, que sediava um encontro de cooperativas de ensino da região.

Com as informações, Dáphinis começou a conversar com algumas pessoas de suas relações, propondo a criação de uma cooperativa de ensino também em Araraquara. Em dezembro de 1992, já havia um grupo de pais interessados que se organizaram em comissões : Pedagógica / Jurídica / e de Divulgação e começaram a buscar formas de viabilizar esse propósito.

Em 04 de março de 1993 fundou-se a Cooperativa Educacional de Araraquara e foi eleito o seu primeiro Conselho de Administração.

O Instituto Educacional foi inaugurado no dia 4 de Março de 1994.

A emoção da inauguração permanece no entusiasmo de inovar, antecipar soluções e fazer acontecer. É com essa energia que o Coeducar se mantém na linha de frente do sistema educacional, obtendo os melhores resultados, que transformaram nossas crianças e adolescentes em verdadeiros cidadãos brasileiros.

A criação de uma cooperativa educacional necessariamente está assentada sobre alguns princípios e valores coletivos que devem sempre orientar as relações interpessoais. São eles: a solidariedade, a tolerância, a participação, a colaboração,a co-responsabilidade a transparência, a honestidade, a integridade, a ética, o respeito e a liderança democrática.

Foram dez anos que consolidaram um antigo sonho e hoje, temos o reconhecimento da comunidade araraquarense e de toda região. Esse sentimento é resultante do que estas crianças foram capazes de construir em seu dia a dia escolar. Nossos alunos receberam a chave de acesso ao conhecimento, mas sobretudo foram iniciados na formação de valores, o que lhes garantirá o desenvolvimento humano e a realização pessoal O COEDUCAR – Instituto de

Educação, preocupado em oferecer aos seus alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio reais oportunidades de aprender, projetou, em uma área total de 19.231 m² com 6.900 m² de área construída, muitos ambientes especiais, próprios para o bom desenvolvimento das atividades escolares….

COEDUCAR, há dez anos a melhor escola perto de você!"

"Se DEUS nos dá missão trabalhosa e cheia de revezes, ele nos dará sempre a sabedoria e forças para cumpri-la".

Até a próxima semana.

Profª Teresinha Bellote Chaman

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passeio com cães e gatos: benefícios e cuidados com os animais de estimação

Ar seco aumenta infecção por lente de contato

Domingo (15) pela manhã tem “FerroVias” em Bueno de Andrada

Domingo (15): atrações do Choro das Águas movimentam a Praça do Daae

Paróquia do Carmo presta homenagem ao padre Adrianus Cornelis Johannes van Luy

CATEGORIAS