Profª Teresinha Bellote Chaman
Uma Escola Pública muito séria: Antônio Joaquim de Carvalho.
"A primeira tarefa da educação é ensinar a ver."
(Nietzsche)
A escola não precisa de tantos aparatos materiais. Ela precisa, sim, de grandes aparatos espirituais. Ela precisa, sim de professores que prestem atenção no seu olhar. O olhar, reitero, tem o poder para despertar e para intimidar a inteligência. "O olhar é um poder "bruxo", diz Rubem Alves. O olhar é mais importante que muitos planos de aula.
Acho que Roland Barthes, que não tinha medo de pensar seus próprios pensamentos, diria: "No princípio é o olhar…"
Profª Nereide, no ano de sua aposentadoria, quis a fantasia celeste que tivéssemos o prazer e o privilégio de acompanhar, por todo 2002, nosso filho Pedro José. Que grande demonstração de conhecimento da alma humana você revelou ter! Que sensibilidade! Que ternura! Que doação, querida mestra!
Para que comprovações científicas, se comprovamos, no dia-a-dia, a educação acontecer, na sutil trama entre os olhares da mestra e os do educando! O olhar de um professor tem o poder de fazer a inteligência de uma criança florescer ou murchar. Profª Nereide, continue sua missão, prossiga fazendo florescer almas.
Com que alegria e emoção acompanhamos as festividades das 4ªs séries!
A destreza e organização da diretora Rosires R. Saavedra, sua determinação, seu discernimento, jamais serão esquecidos. Belas as palavras de seu discurso.
Maria Odete de Almeida, idealizadora do projeto Presépio Vivo, parabéns pelo bom gosto, pela paciência, pelo belo trabalho. Três apresentações: dias 13, 20 e 22, esta última na igreja de Santa Cruz, acompanhada pela querida Profª Eva Aparecida Couto.
A Diretoria de Ensino de Araraquara deve sentir-se honrada por reunir na E.E. Antônio Joaquim de Carvalho, um tal grupo de educadores: sérios, éticos, conscientes!
Então reitero, não é piegas, não é excesso de romantismo, é apenas e tão grandemente verdadeiro: Professor, cuide dos seus olhos…
AS CRIANÇAS APRENDEM AQUILO QUE VIVEM.
Se uma criança vive criticada, aprende a condenar.
Se uma criança vive com hostilidade, aprende a brigar.
Se uma criança vive envergonhada, aprende a sentir-se culpada.
Se uma criança vive com tolerância, aprende a ser tolerante.
Se uma criança vive com estímulo, aprende a apreciar.
Se uma criança vive com eqüidade, aprende a ser justa.
Se uma criança vive com seguridade, aprende a ter fé.
Se uma criança vive com aceitação, aprende a respeitar-se.
Se uma criança vive com aceitação e amizade, aprende a encontrar o amor no mundo.
Desculpem-me por rasgar tanta "seda", mas era necessário. Sei que muitos professores de muitas escolas de nossa cidade e região lêem este jornal e até mesmo nossa modesta coluna. Que sirva como uma "dica", de como ensinar seus alunos, e principalmente aqueles que apresentam algum tido de dificuldade.
Aprendam, senhores professores, a olhar… olhar mais.
A todos os professores, alunos, amigos leitores, quero desejar um feliz Ano Novo. Que 2003 seja para nossa casa, nossa cidade, nosso estado e nosso país, um ano de trabalho e conquistas. Que o homem respeite o homem, e que possamos vivenciar dia-a-dia tudo aquilo que Jesus Cristo nos ensinou.
Neste novo ano quero mais uma vez colocar o CELP – CENTRO DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA – à disposição de todos. Se deseja fazer contato para reservar seu espaço utilize celp@terra.com.br
No dia 31 de dezembro, convido todos os apreciadores dessa coluna, para assistirem ao programa Mestre-Cuca, às 19h30m, na Rede Mulher.
Nessa ocasião festiva, falarei para todo o Brasil, diretamente de nossa cidade, mais precisamente da Biblioteca Municipal Mário de Andrade e, posteriormente, da belíssima Fonte Luminosa.
Desta forma, encerro com chave de ouro minha participação no ano de 2002, como produtora do quadro "Teste o seu Português". Obrigada a todos que me prestigiam, obrigada "Chef" Allan.
Até a próxima semana.